Reunião presencial vai orientar sobre a virtualização de processos na Ufal

Servidores técnicos e docentes estão convidados a participar no dia 26, 10h, no auditório da Reitoria
Por Ascom Ufal
18/01/2023 10h45 - Atualizado em 19/01/2023 às 17h20

A pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), em parceria com a Gerência de Capacitação (Progep), realiza, na quinta-feira, 26 de janeiro, às 10h, no auditório da Reitoria, no Campus A. C. Simões, em Maceió, uma reunião presencial para discutir a virtualização de processos no âmbito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

Devem participar secretários e secretárias de unidades administrativas e acadêmicas, docentes que atuam em ações de secretariado e análise de processos administrativos, e demais técnicos e técnicas que executam as tarefas administrativas nos setores, de todos os campi da Ufal. A decisão de encaminhar todos os processos de forma virtual foi aprovada pelo Comitê de Governança, no dia 23 de dezembro do ano passado. 

Durante a reunião, haverá esclarecimentos importantes para todos os servidores que lidam com processos administrativos na universidade. O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) vai abordar a ampliação da capacidade de armazenamento de dados e a segurança dos sistemas. 

Já a Ouvidoria vai esclarecer sobre os cuidados com os dados pessoais nos processos eletrônicos. A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP/Progep) irão explicar como serão encaminhados os processos de avaliação e progressão. O Departamento de Administração de Pessoal (DAP) e o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) vão detalhar como implementar a virtualização dos processos. 

A digitalização e virtualização dos processos e serviços já vem acontecendo gradualmente. Em 2020, o Departamento de Administração de Pessoal (DAP) eliminou alguns requerimentos e processos físicos. “A presença dos secretários é essencial para garantir uma comunicação assertiva e o engajamento coletivo necessário para ter resultado positivo para todos”, conclama o pró-reitor de Gestão Institucional, Jarman Aderico. 

Referências: 

Lei 13.460/2017

Decreto 8.539/2015

Resolução/Ufal 34/2021

Portaria/GR 1.286/2022