[Re]Existências é nova obra lançada pela Edufal em formato impresso e e-book

Coletânea de artigos sobre Movimento LLGBTQIA+ e feminismo ter lançado versão impressa e e-book
Por Jacqueline Freire - jornalista
27/01/2023 09h16 - Atualizado em 27/01/2023 às 09h39

Nesta segunda-feira, 30 de janeiro, a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) lança em formato impresso e e-book o livro [Re]Existências. Organizada pelos professores Elias Veras, Joana Maria Pedro e Benito Shimidt, a obra é fruto dos trabalhos do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS), do curso de História da UFAL, coordenado pelo professor Elias Veras.

Para o lançamento, será realizado um colóquio que se estenderá pela manhã, tarde e noite, sendo cada mesa-redonda mediada por um dos organizadores da obra. A mesa da manhã, será mediada pelo professor Elias Veras, da tarde, pelo professor Benito Schmidt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a da noite, pela professora Joana Maria Pedro, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As mesas serão compostas pelos autores dos capítulos, pesquisadores de diferentes regiões e instituições.

A professora Joana Maria Pedro conta que o lançamento da obra Re-existências, traz um novo panorama das discussões que unem as questões LGBTQIA+ e feminismos. “Importante perceber como, apesar das dificuldades com financiamento e da política de desqualificação destas temáticas – característica dos últimos quatro anos -, as pessoas que pesquisam não desanimaram. Elas resistiram. Podemos olhar para este livro, também, como um exemplo da política de alianças. Já aprendemos que as minorias só conseguem existir, se estiverem juntas”, diz.

Já o professor Elias Veras diz que a ideia é tornar o livro uma fonte de futuras pesquisas. "Alegra-me ver como a obra reúne uma diversidade de temas, problemáticas, experiências, corpos e resistências sobre dois períodos tão importantes da História do Brasil, a ditadura civil-militar e a redemocratização. Ao destacar as experiências e lutas LGBTQIA+ e feministas da época, dizemos: existimos, resistimos, temos história, construímos histórias e temos orgulho dela!", afirma.

O livro está vinculado ao projeto de pesquisa “Existências e resistências homossexuais no Brasil da Abertura: uma perspectiva de gênero (1978-1988)”, coordenado pelo professor Elias Veras. Submetido e aprovado no Edital CNPq Chamada MCTIC/CNPq, Nº 28/2018 - Universal, o projeto tinha como objetivos - Problematizar a (in) visibilidade dos modos de vida e resistências homossexuais, onde chamamos LGBTQIA+, nos estudos históricos brasileiros sobre a ditadura civil-militar brasileira e a redemocratização, contribuir para a constituição de um acervo documental sobre a história LGBTQIA+ no período da ditadura civil-militar e da redemocratização, de modo que o acervo preservado, organizado e, futuramente, disponibilizado pelo GEPHGS-UFAL se torne referência para futuras pesquisas de monografias, dissertações, teses, dentre outros.

Acompanhe o lançamento pelo canal do Youtube do GEPHGS. Para adquirir o livro, clique aqui.