DAP informa que falha no Siape nacional pode atrasar cadastro de novos servidores

Problema no sistema vem sendo relatado desde o mês de dezembro
Por Izadora García - relações públicas
11/01/2023 15h33 - Atualizado em 11/01/2023 às 17h22

O Departamento de Administração de Pessoal (DAP) informa que, desde o último mês, o Siape Nacional vem apresentando falhas na funcionalidade de cadastro de servidores, o que impossibilitou a inclusão dos recém-empossados no sistema e poderá inviabilizar o pagamento do salário. O setor procurou resolver a situação junto à Central Sipec e o Serpro, mas só obteve resposta nesta quarta-feira (11).

De acordo com Bruno Morais, diretor do Departamento, a Ufal recebeu comunicado que o problema havia sido resolvido. "Agora, estamos correndo contra o tempo para regularizar a situação. Teremos hoje, amanhã e sexta para lançar os novos servidores. Não havendo novos problemas, a CCAD contará com apoio de pessoas de outros setores para concluir o cadastro de novos servidores até o fechamento da folha, que é dia 12", esclareceu.

Morais ressalta que o problema estava afetando cerca de nove pessoas que tomaram posse no mês de dezembro. “Estamos com uma fila de nove cadastros pendentes e, por conta desse erro, não conseguimos finalizar o procedimento. É necessário esclarecer que é possível que, caso o problema persista, algumas dessas pessoas não recebam o salário”, explicou.

Se o problema persistir, os servidores terão o pagamento retroativo garantido. “O pagamento do retroativo é calculado a partir da data de entrada em exercício e o pagamento será realizado a partir da finalização do cadastro e da inclusão na folha. Infelizmente, é uma situação da qual não temos controle, mas lamentamos o inconveniente”, finalizou.

Em caso de dúvidas, os novos servidores podem entrar em contato pelo e-mail pagamento@dap.ufal.br.