Solenidade de posse: Ufal recebe novos servidores docente e técnico

14 docentes e um técnico-administrativo passam a fazer parte do quadro efetivo de funcionários
Por Fotos e Texto - Izadora Garcia
26/09/2022 11h18 - Atualizado em 26/09/2022 às 11h20

A cerimônia de posse, realizada na manhã desta sexta-feira (23) na Sala dos Conselhos, marcou o ingresso de 15 novos servidores no quadro efetivo de funcionários da Instituição. O evento foi marcado por relatos emocionantes sobre como a educação é capaz de transformar vidas.  

No total, foram empossados 14 novos docentes para o cargo de professor do magistério superior: 3 para o Instituto de Ciência Humanas, Comunicação e Artes (Ichca); 1 para o Instituto de Ciências Sociais (ICS); 1 para o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS); 1 para o Igdema; 2 para a Unidade de Ensino de Palmeira dos Índios; 5 para a Unidade Penedo; e 1 para a sede do Campus do Sertão. Além destes, 1 servidor técnico-administrativo também assumiu o cargo de Analista de Tecnologia da Informação, com lotação no Núcleo de Tecnologia da informação (NTI).  

Na ocasião, estiveram presentes o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a vice-reitora, Eliane Cavalcanti, o pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Wellington Pereira, e a diretora do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema), Nivaneide Alves. Além dos empossados, amigos e familiares.  

"As cerimônias de posse sempre são momentos de muita emoção e comoção. Mas, em especial, recebê-los como servidores da Universidade se torna algo ainda maior, quando consideramos o nosso contexto atual, em que estamos fazendo um enorme esforço pra Ufal continuar de portas abertas", avaliou o reitor.  

Após a fala inicial, o evento seguiu com a leitura dos termos de posse, do termo de compromisso e do juramento do Servidor Público. Além disso, foi aberta a palavra para os novos funcionários e seus convidados.  

Educação que muda vidas 

A maior parte das falas realizadas pelos recém-empossados trazia a importância da educação como um instrumento de mudança de vida. Muitos, principalmente os oriundos de instituições públicas de ensino, encontraram na docência a oportunidade de retribuir todo o incentivo recebido enquanto estudantes.  

"É com imensa alegria que eu retorno a esta casa, onde eu fiz minha graduação e meu mestrado. Agora eu estou ocupando a vaga do meu orientador, José Acioli, que foi brutalmente assassinado. Pra mim, é muita emoção falar sobre isso porque eu fui formado por ele", disse o professor Anderson Almeida. "Um aluno de periferia de Maceió, estudante de colégio público, que conseguiu chegar até aqui como doutor. Eu só tenho a agradecer às política públicas, que me trouxeram até aqui, o que não podemos negar nem nunca esquecer", complementou.  

"Espero ter a oportunidade de retribuir à sociedade todo o investimento feito em minha educação" afirmou a professora Flávia Lopes, da unidade de Palmeira dos Índios.  

A cerimônia foi encerrada pela fala do reitor. "Mesmo com todas as dificuldades, tenho certeza que vocês se dedicarão a este local, onde vocês passarão mais tempo até que em suas próprias casas. Sejam bem-vindos à Universidade Federal de Alagoas".