Professor da Ufal é condecorado com Medalha Zumbi dos Palmares

Honraria foi concedida a Eraldo Ferraz pela atuação que teve no processo de reconhecimento do curso de Formação de Oficiais como curso de nível superior
Por Diana Monteiro - jornalista
02/09/2022 10h37 - Atualizado em 02/09/2022 às 14h46
Solenidade de condecoração (fotos: Divulgação)

O Dia do Soldado, 25 de Agosto, marcou a participação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na solenidade promovida da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), com a condecoração do professor Eraldo Ferraz, que recebeu a Medalha do Mérito Institucional Zumbi dos Palmares, concedida pela corporação. A indicação ao nome de Eraldo teve como motivação maior a relevante colaboração dele para tornar o curso de Formação de Oficiais (CFO) equivalente a um curso superior. O docente atuou como consultor na qualidade de membro civil externo na comissão que fez o estudo para elaborar o projeto de solicitação do credenciamento.

O Curso de CFO foi reconhecido pela Resolução n. 229/99 do Conselho Estadual de Alagoas e pela Portaria n. 04/99, publicada no Diário Oficial do Estado em 21/05/99.

De acordo com Eraldo, que pertence ao quadro docente do Centro de Educação (CEDU) da Ufal, no Campus A.C. Simões, o processo de reconhecimento foi liderado pelo Conselho Estadual de Educação, que estava sob a presidência do também professor da mesma unidade acadêmica, Élcio Verçosa, já falecido. No parecer de aprovação do conselho estadual, a Ufal foi indicada como a instituição que iria fazer o apostilamento de reconhecimento no verso do diploma do CFO.

A condecoração integrou a programação da solenidade de comemoração do simbólico dia 25 de agosto, realizada na Academia de Polícia Militar de Alagoas. Além do professor Eraldo, foram condecorados com a Medalha Zumbi dos Palmares, 27 militares e 20 civis.

Ser condecorado com uma medalha, cuja motivação maior foi a colaboração em sua área de atuação, a educação, tem também para Ferraz um significado de vida familiar e ele aproveita para rememorar: “Representa uma satisfação imensa. Meu pai Manoel era militar e, dos 15 filhos, ele desejava que, dentre os nove homens, pelo menos um fosse militar, mas, lamentavelmente, nenhum seguiu a carreira dele. Receber essa homenagem do Governo do Estado de Alagoas, por meio da Polícia Militar, é como se fosse um sonho dele realizado, mesmo que ele e minha mãe Aldenora, estejam em outro plano celestial”, disse, emocionado.

No que se refere à sua satisfação pessoal e profissional, uma vez que a indicação ao seu nome foi pela relevante contribuição, como consultor, o condecorado Eraldo Ferraz diz: “O recebimento da Medalha do Mérito Zumbi dos Palmares demonstra o reconhecimento de um dos docentes que vai além das salas de aula da Ufal para contribuir com uma instituição pública, que é a Academia de Polícia Militar de Alagoas”, comemorou, com consciência do relevante trabalho desempenhado em sua área de atuação, como docente de uma universidade pública, cujo compromisso maior é estar conectada às demandas da sociedade alagoana.

Condecoração e critérios

A Medalha de Mérito Institucional foi criada pela Lei n. 6.804 de  14 de fevereiro de 2007 no seu art. 11 que diz: “Fica instituída a Medalha do Mérito Institucional da Polícia Militar Zumbi dos Palmares, destinada a galardoar pessoas, físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras, que, no campo de suas atividades, hajam-se distinguido de forma notável ou relevante, e tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o engrandecimento da Polícia Militar do Estado de Alagoas”.

O processo de escolha, dentre os requisitos estabelecidos pela lei, é dotado de etapas. A lista de indicação com os prováveis merecedores à condecoração é encaminhada ao comandante geral, cujo processo de escolha está sob a responsabilidade do Conselho Permanente de Medalhas da Polícia Militar de Alagoas.

Cabe ao conselho apreciar e propor a concessão de condecorações e diplomas daquela Corporação, seguida da etapa de análise das contribuições que cada um fez e faz para o engrandecimento da Polícia Militar. A apresentação do documento denominado “Nada Consta” federal e estadual, apresentado por cada indicado, também é um dos requisitos exigidos dentro do processo de escolha para o recebimento da Medalha do Mérito Institucional Zumbi dos Palmares.