Iniciação à Docência da Ufal terá 240 bolsas concedidas pela Capes

Projeto institucional aprovado é composto por 14 subprojetos das licenciaturas de Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia
Por Ascom Ufal
14/09/2022 13h06 - Atualizado em 15/09/2022 às 14h06

O ciclo 2022-2023 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Ufal (Pibid) será contemplado com 240 cotas/bolsas para atender seus 14 subprojetos. Participante de todas as edições do Programa, desde 2008, a Ufal chega em 2022 com o 15º lugar na classificação final entre as Instituições de Ensino Superior do Brasil e 6º lugar entre as IES do Nordeste.

O projeto submetido no edital da Capes esse ano teve como tema Pibid Ufal: formação de professores e construção de saberes na contemporaneidade.

“Este quantitativo de bolsas não é suficiente para atender as demandas das licenciaturas, entretanto, o esforço coletivo deverá ser despendido por todos os cursos envolvidos com o objetivo de continuar no desenvolvimento deste projeto que tem importante contribuição na formação qualificada de professores no estado de Alagoas”, destaca a professora Danielle Mota, coordenadora institucional do Pibid.

O objetivo do projeto é contribuir para o fortalecimento da formação inicial e continuada de profissionais do magistério da Educação Básica no âmbito das licenciaturas da Ufal por meio da interação com escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede pública do de Alagoas e dos municípios que fazem interface com os campi A. C. Simões/Maceió, Arapiraca e Sertão/Delmiro Gouveia.

“Não poderíamos deixar de parabenizar o empenho de todos os coordenadores dos subprojetos para que pudéssemos chegar a esse excelente resultado de destaque nacional. Nos próximos dias estaremos publicando os editais de seleção para os discentes e supervisores do projeto”, adiantou o coordenador de Desenvolvimento Pedagógico, Willamys Soares .

O Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior para a melhoria da qualidade da Educação Básica pública brasileira. Por meio desse fomento, são desenvolvidos projetos institucionais de iniciação à docência nos cursos de licenciatura, em regime de colaboração com as redes de ensino.

O projeto institucional da Ufal é composto por 14 subprojetos de iniciação à docência, com 18 núcleos, nas seguintes áreas: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Dança, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras/Língua Portuguesa, Letras/Língua Espanhola, Letras/Língua Inglesa, Matemática, Música, Pedagogia e Química, alcançando cerca de 1,5 mil licenciandos matriculados nesses respectivos cursos.