Livro: lançamento discute biossegurança, sinais vitais e dor

Livro é dirigido aos profissionais da saúde e será lançado às 16h do dia 16 de setembro
Por Ascom Ufal
12/09/2022 12h20 - Atualizado em 13/09/2022 às 21h38

Na sexta-feira, 16 de setembro, acontece o lançamento do livro  Biossegurança, sinais vitais e dor: saberes e parâmetros aos profissionais de saúde". O livro é resultado do empenho de discentes e docentes da Escola de Enfermagem (EENF) e da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e é dirigido a estudantes e profissionais da saúde no sentido de oferecer conteúdo que subsidie a prática clínica.

A cerimônia acontece a partir das 16h no restaurante Café Manollo, localizado no bairro do Farol em Maceió. O livro tem oito capítulos que trazem estudos recentes, técnicas e interpretações de valores sobre segurança do paciente, biossegurança, sinais vitais e dor em diversas faixa-etárias e condições de saúde. Para cada capítulo nesta obra foi manifestada a preocupação de apontar não só técnicas necessárias para o melhor desempenho das habilidades profissionais, mas a interpretação de como aquele dado é indispensável para a uma assistência segura, qualitativa e apropriada para definição de uma conduta terapêutica.

A organização da obra foi feita pelos professores Eliezel Alves dos Anjos, Patrícia Nagliate e Yanna Cristina Moraes Lira. “A escolha do tema central desta obra, biossegurança, sinais vitais e dor, ocorreu pela experiência e necessidade que identificamos em nosso fazer docente de desmistificar aos estudantes que precauções de segurança à realização do cuidado e a aferição dos sinais vitais são técnicas ‘simples’ e fáceis de serem realizadas, não compreendendo-se que para interpretá-las é necessário um olhar mais crítico pautado em evidências científicas”, afirma Yanna.

Segundo a professora, esta é mais uma obra a somar-se ao recente lançamento ocorrido em 2021, pela Editora Appris, do livro Medidas antropométricas: saberes e parâmetros aos profissionais de saúde. “A obra traz em sua base a produção técnico-científica e das práticas e procedimentos que são desenvolvidos nos laboratórios de habilidades técnicas e reproduzidos nos campos de estágio em todos os níveis de atenção à saúde. A ideia é que os estudantes e profissionais sejam estimulados a uma ação constante e consciente, sempre buscando inteirar-se de informações que são colocadas à sua disposição, desenvolvendo suas habilidades, sendo o responsável principal do seu aprendizado”, completa.