Escola Técnica de Artes e Instituto de Ciências Sociais recebem novos docentes

Crystian Danny da Silva Castro e Joyce Miranda Leão Martins tomaram posse nesta terça-feira (13)
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
13/09/2022 18h05 - Atualizado em 14/09/2022 às 08h27

As áreas acadêmicas de Dança e de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) contam agora com dois novos docentes. Em cerimônia de posse conduzida pela vice-reitora Eliane Cavalcanti, nesta terça-feira (13), foram empossados Crystian Danny da Silva Castro, com lotação na Escola Técnica de Artes (ETA), e Joyce Miranda Leão Martins, no Instituto de Ciências Sociais (ICS).

Natural de Fortaleza, Ceará, a professora Joyce é cientista política, socióloga, escritora e chega com experiência de outras instituições. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutorado na Universidad Complutense de Madrid (UCM), ela já trabalhou em instituições de ensino na capital São Paulo e no município de São Carlos (SP)

“Estou longe do Ceará há mais de dez anos. Maceió é minha sexta cidade. A expectativa é dar o meu melhor, contribuir com a Ufal, dar o melhor para a universidade pública que já me deu tanto. Estou muito feliz”, afirmou a nova docente.

Ao falar sobre a sua área de atuação, ela argumentou que as Ciências Sociais auxiliam a compreender que a história é construção e como tal tem um “potencial transformador para construção de algo melhor”. “É interessante o trabalho na educação porque, diante de tantos problemas no país, a gente sabe o lado da solução. Gosto de sala de aula e estou ansiosa para começar”, disse Joyce.

Conciliando a carreira acadêmica com a arte da escrita, a nova docente da Ufal venceu, este ano, a 18ª edição do prêmio Barco a Vapor, concedido pela Fundação SM, na categoria Literatura Infantil e Juvenil. Ela conta que é um dos prêmios mais importantes na área e que surgiu na Espanha, em 1978, chegando ao Brasil em 2005. Para saber mais, acesse o site.

“O título do livro é Tatuagem. É um romance juvenil. É na área de literatura, mas é um livro muito político. Vai ficar pronto em novembro ou dezembro. O resultado desse prêmio é ganhar a produção do livro”, conta Joyce ao adiantar que a história se desenvolve em um clima de suspenso, mas sem passar detalhes, e convidando para a leitura. “Qualquer coisa que eu fale aqui pode ser spoiler”, disse.

Reforço para a dança

Da cidade de Santa Maria, interior do Rio grande do Sul, chega para ensinar na ETA Ufal o docente Crystian Danny da Silva Castro. Na cerimônia, ele falou sobre o entusiasmo em tomar posse como professor do ensino superior.

“Sou de uma família da classe trabalhadora. Ser professor do ensino superior é um sonho meu e também da minha família. É uma grande honra. Agora, vou auxiliar na formação de outros sujeitos”, garantiu.

Licenciado em Dança, com mestrado em Artes e doutorado em Educação, o docente defendeu o ensino e a importância das manifestações artísticas. “Uma sociedade sem arte e sem cultura não pensa, não critica”, disse.

Professor Crystian já trabalhou no ensino superior como docente substituto e conta que foi durante essa experiência que teve certeza da docência como profissão. “O ensino superior é um sonho para mim, para minha formação. É uma realização profissional e pessoal. É esse ambiente que quero para minha vida como professor e como artista. Então, estou muito entusiasmado e muito feliz em poder começar essa nova etapa”, contou. E acrescentou: “Tenho certeza que essas mudanças de estado e de contexto vão ser muito potentes para o meu processo enquanto professor e artista”.

Gestores da Ufal recepcionam novos docentes

Durante a cerimônia de posse, os gestores da Ufal desejaram boas-vindas aos novos docentes e se colocaram à disposição dos servidores que acabam de chegar.

“A cada momento como este, recordo de quando entrei na Ufal. É sempre bom chegar gente nova para somar conosco, com entusiasmo”, afirmou o pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) da Ufal, Wellington da Silva Pereira. Bruno Morais, diretor-geral do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), também participou da posse.

Em sua fala, o chefe de gabinete da Reitoria, Ubirajara Oliveira, fez a convocação para que os novos docentes se engajem no sentido de defender e tornar a “Ufal ainda maior e mais forte”. “É uma tarefa árdua, mas prazerosa. Boas-vindas e uma caminhada produtiva”, desejou.

Apresentando a instituição como “nossa casa, nossa Ufal”, a vice-reitora Eliane Cavalcanti salientou a importância da Universidade para Alagoas. “É a maior Universidade pública do Estado. A nossa Ufal tem um papel social, transformador e, acima de tudo, é um pilar para o nosso Estado”, destacou. “Seja bem-vinda, seja bem-vindo. Sintam-se abraçados. Que seja um trabalho pujante”, concluiu.