Eleição para os conselhos superiores da Ufal será on-line pelo e-mail institucional

Votação eletrônica ocorrerá de 26 a 28 de setembro
Por Manuella Soares - jornalista
20/09/2022 14h52 - Atualizado em 20/09/2022 às 19h29

Chegou a hora dos servidores da Ufal escolherem seus representantes dos segmentos docente e técnico-administrativo no Conselho Universitário (Consuni) e no Conselho de Curadores (Cura). Serão oito vagas para chapas de titular e vice do Consuni e uma para o Cura. Todo processo será on-line e cada eleitor deverá votar pelo e-mail institucional.

O processo eleitoral já está em andamento com as campanhas individuais das chapas homologadas pela Comissão. Foram inscritas 18 chapas de docentes e 10 de técnicos para concorrerem às vagas do Consuni, além das chapas únicas de cada segmento que pleiteiam a vaga no Cura. Os eleitos vão cumprir mandato de dois anos junto aos conselhos superiores da Ufal.

A eleição será realizada na próxima semana, dias 26, 27 e 28, prioritariamente por meio do sistema de votação eletrônica, na modalidade remota, gerenciado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). O NTI vai encaminhar, gradativamente, ao e-mail institucional dos servidores uma mensagem contendo Login e Senha específicos, bem como o link de acesso ao Sistema de Votação Eletrônica.

O prazo de votação vai ficar aberto a partir da 0h do dia 26 de setembro até as 23h59 do dia 28. “Nos casos excepcionais em que o eleitor não conseguir utilizar a votação eletrônica, por motivo justificável, o mesmo poderá utilizar o voto em separado apenas nas seguintes localidades: Campus das Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU)”, reforçou o edital das eleições, disponível aqui. Nesse link também é possível encontrar todas as informações sobre o processo.

Cada eleitor poderá escolher até oito opções de candidaturas para o Consuni e uma opção para chapa que represente a categoria no Cura.

São considerados eleitores todos os servidores ativos integrantes do quadro permanente da Ufal, inclusive os que se encontrarem em gozo de férias ou outra licença admitida por lei.

Ao terminar o período de votação, a Comissão Eleitoral vai cumprir os prazos de recursos e divulgar a homologação final dos resultados até as 17h do dia 3 de outubro.

Para saber como criar um e-mail institucional e ter acesso à votação, confira o passo a passo aqui.