Capes aprova Residência Pedagógica e concede 270 bolsas para licenciatura

Programa ficou em 14º lugar geral entre as 250 instituições classificadas no edital
Por Ascom Ufal
15/09/2022 21h35 - Atualizado em 15/09/2022 às 21h36

O Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica (PIPRP) da Ufal foi aprovado pela Capes recebendo a pontuação máxima de 100 pontos, que somados aos 94,15 dos seus subprojetos deixaram a instituição em 14º lugar geral do edital de bolsas.

O projeto aprovado na edição 2022 é denominado Formação docente crítica e reflexiva em Alagoas: Articulações teórico-práticas, interculturalidade e pesquisa colaborativa na interface escola-universidade, e tem como eixo central a formação teórico-prática e epistêmico-metodológica dos estudantes de 13 cursos de licenciatura dos campi A.C. Simões, Arapiraca e Sertão. São eles: Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Música, Matemática, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Pedagogia, Química e Sociologia, totalizando 18 núcleos de residência pedagógica.

Além do destaque na classificação geral, a Ufal foi a 4ª colocada na região Nordeste e a primeira no estado de Alagoas. “Com este resultado a instituição foi contemplada com 270 cotas/bolsas para estudantes residentes das licenciaturas participantes”, adiantou o professor Adelmo Araújo, coordenador institucional do PRP na Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

“Destacamos o papel fundamental de todos os coordenadores dos subprojetos para que pudéssemos chegar a esse excelente resultado de destaque nacional. Nos próximos dias estaremos publicando os editais de seleção para os discentes e supervisores do projeto”, frisou o coordenador de Desenvolvimento Pedagógico, Willamys Soares.

Sobre o Programa da Capes

O Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (RPR/Capes) fomenta projetos focados na formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, favorecendo a imersão dos licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seus cursos.

O objetivo é fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática dos residentes; contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos; estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos estudantes para a sua futura atuação profissional; e induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula, sob a orientação dos professores.