NTI avisa que fará procedimento para melhorar link externo da Ufal

Ponto é onde acontece grande parte dos problemas que deixam a Universidade off-line
Por Simoneide Araújo - jornalista
10/08/2022 16h43

No próximo sábado (13), o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) vai fazer uma ação preventiva no link externo da Ufal. O trabalho será feito para reforçar os cabos de fibra óptica que levam a internet até o Campus A.C. Simões. O ponto onde será feita a manutenção fica nas imediações do Big Bompreço, pois é lá onde ocorre a maioria dos incidentes que deixam a Universidade off-line.

De acordo com o diretor do NTI, Reinaldo Cabral, essa ação precisa ser feita neste sábado. “Postergamos esta ação o máximo possível por conta das matrículas, mas, agora, com o início do semestre letivo, precisamos fazer isso para evitar problemas com nossa internet”, completou.

O trabalho será feito a partir das 6h da manhã e a previsão de conclusão é às 11h. Cabral informa que, mesmo sem internet, os sistemas da Ufal vão funcionar normalmente dentro do campus. “Ou seja, quem estiver no campus vai conseguir acesso a todos os sistemas. Isso é possível graças ao nosso Data Center, que não pára de funcionar, mesmo sem internet. Quem acessar nossa rede internamente vai conseguir entrar nos nossos sistemas”, esclareceu.

No entanto, quem estiver fora do Campus A.C. Simões não vai poder acessar os sistemas porque o link externo da internet vai estar desligado durante essas três horas para realização do serviço.