Fanut tem Serviço de Atenção Nutricional para comunidade universitária

Atendimento é destinado a estudantes, servidores e colaboradores terceirizados da Ufal
Por Ascom Ufal
12/08/2022 13h31 - Atualizado em 13/08/2022 às 17h21
A nutricionista Fernanda Leite em atendimento

Estudantes, servidores e colaboradores das empresas terceirizadas da Ufal interessados em acompanhamento nutricional podem receber atendimento no Serviço de Nutrição da Faculdade de Nutrição (Fanut). No espaço, localizado no Bloco E, no Campus A.C. Simões, é ofertado o serviço de assistência nutricional e dietoterápico voltado ao público adulto e idoso.

O serviço foi iniciado há, aproximadamente, quatro anos e era desenvolvido por professores e estudantes da Fanut, tendo como responsável por seu planejamento e início o professor e diretor da Faculdade de Nutrição, João Araújo Barros Neto. Com o ingresso recente da nutricionista Fernanda Maria de Banneux Leite ao quadro de servidores, foi ampliado para atender a uma demanda reprimida da Ufal.

“O atendimento é presencial e na consulta é realizada uma entrevista (anamnese) com o paciente para coleta de dados pessoais, antecedentes familiares e patológicos, avaliação dos hábitos alimentares e do estado nutricional a partir de dados antropométricos e exames laboratoriais, por exemplo”, explicou Fernanda.

A partir da consulta inicial, ela acrescenta que é feito o diagnóstico de nutrição. “Esse diagnóstico é com orientação nutricional individualizada, promoção de educação alimentar e nutricional e prescrição de plano alimentar individualizado, que poderá ser entregue presencialmente ou por meio eletrônico ao paciente”, revelou.

A nutricionista ainda informa que o atendimento garante retornos, dentro de um prazo determinado, para acompanhamento.

O que fazer para ter acesso?

Para estudantes

O Serviço de Nutrição para os alunos será realizado como atividade integrante do Serviço de Atenção à Saúde dos Estudantes (Sase), em parceria firmada entre a Fanut, a Pró-Reitoria Estudantil (Proest) e a Unidade Docente Assistencial (UDA) da Ufal.

O público discente precisa solicitar consulta por meio do e-mail udaufal@gmail.com, informando a especialidade “Consulta com Nutricionista” e anexando o cartão SUS, comprovante de matrícula, RG e número de telefone.

Para servidores e colaboradores

O Serviço de Nutrição para servidores e colaboradores da Ufal será realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT).

Os agendamentos das consultas deverão ser realizados de segunda a quarta-feira, no horário da manhã, no Laboratório de Técnica e Dietética da Fanut, que fica no térreo do bloco C do antigo Centro de Ciências da Saúde (Csau).

Os atendimentos presenciais são realizados no Ambulatório de Nutrição da Fanut durante dois dias da semana. Na quinta-feira, pela manhã, é atendimento para servidores e terceirizados da Ufal. Na sexta à tarde, o horário é exclusivo para estudantes.

Para mais informações, ligar para 3214-1213.