Progep prepara a implementação do novo Plano de Pessoal

Reunião virtual sobre o PDP, mediada pela Gerência de Capacitação, acontece nesta sexta-feira, 15
Por Izadora Garcia - relações públicas
15/07/2022 09h01 - Atualizado em 15/07/2022 às 09h27

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) da Universidade Federal de Alagoas enviou um ofício circular convocando diretores, chefias e pró-reitores para uma reunião virtual sobre as modificações na metodologia de construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). A atividade acontecerá nesta sexta (15), a partir das 9h, em ambiente virtual.

Em 2019, o Ministério da Economia implementou, por meio do Decreto nº 9.991/2019

a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) para estabelecer uma cultura de planejamento de ações voltadas ao crescimento profissional dos servidores nas instituições públicas federais. Até este ano, cada órgão enviava seu próprio Plano de Desenvolvimento de Pessoas para o portal do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).

Em 2023, o procedimento de envio dos levantamentos realizados por cada órgão terá alterações e a Progep está se preparando para atender às novas demandas. Com a nova metodologia, a fase inicial será de identificação das necessidades pelos servidores de cada unidade ou setor e o lançamento dessas necessidades no Portal do Sipec, que precisará ser homologada pela chefia imediata.

“Em outras palavras, o que o governo federal propôs foi a descentralização da informação dada quanto às necessidades gerais de capacitação de cada setor ou unidade das instituições públicas, cabendo a estas a escolha de qual nível se dará essa descentralização”, explicou Leando Gonçalves, gerente de capacitação da Progep.

A Pró-reitoria optou por adotar a descentralização no âmbito das unidades acadêmicas, unidades administrativas e de apoio. Os gestores terão até o dia 19 de julho para indicar um servidor cadastrador e a chefia validadora, por meio de um formulário on-line. No dia 20 de julho, esses servidores se cadastrarão no Sipec, acessando o portal específico. A partir daí, os setores deverão identificar as necessidades junto à equipe e fazer o envio, pelo servidor cadastrador. O prazo final para o processo é 15 de agosto. A partir do dia 16, as chefias poderão homologar as propostas. Por fim, a Progep consolidará as solicitações da Ufal

“A participação dos gestores é fundamental, uma vez que a Gerência de Capacitação apresentará as orientações às chefias as mudanças anunciadas pelo Ministério da Economia. Agora, as chefias imediatas têm uma participação direta no processo, pois precisarão entrar no sistema Sipec para homologar as demandas apresentadas pelos servidores. A chefia que não participar neste momento, abrirá mão de indicar cursos de capacitação para os seus subordinados, pois não terão acesso ao sistema”, finalizou Wellington Pereira, pró-reitor de Pessoas e do Trabalho.

A Gerência de Capacitação disponibilizará plantões tira-dúvidas nos meses de julho e agosto. Também será possível entrar em contato por meio de formulário eletrônico.

Veja em anexo o Ofício Circular nº 01/2022 da Progep.

Veja e anexe o Guia para Elaboração do PDP.