Faculdade de Odontologia faz homenagem ao professor aposentado Milton Andrade

Ele é reconhecido internacionalmente por suas pesquisas para o controle da cárie dentária
Por Simoneide Araújo – jornalista / Fotos - Jônatas Medeiros
06/07/2022 09h15 - Atualizado em 06/07/2022 às 09h30
Professor Milton Andrade dá nome ao Laboratório de Cariologia que ele criou no curso de Odontologia

Professor Milton Andrade dá nome ao Laboratório de Cariologia que ele criou no curso de Odontologia

Amigos, professores, servidoras técnicas e ex-alunas estavam juntos para homenagear o professor Milton Andrade, hoje aposentado, que colocou a Universidade Federal de Alagoas no patamar internacional da pesquisa científica na área de Odontologia. O Laboratório de Cariologia que Milton montou na Ufal, agora, leva seu nome. A homenagem aconteceu na segunda-feira (4) e foi regada a muito amor e reconhecimento, tudo isso acompanhado de boa música, tocada pelos músicos Joselho Rocha e Abel dos Anjos, da Orquestra Sinfônica Universitária (OSU).

A proposta da homenagem foi apresentada pelo professor Natanael Barbosa e aprovada pelo Conselho da Faculdade de Odontologia (Foufal), em reconhecimento pelos relevantes trabalhos que Milton prestou à comunidade, como pesquisador e cirurgião dentista de Saúde Coletiva. Ele é formado em Odontologia pela Ufal, tem mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, doutorado em Odontologia na Universidade de Toronto (Canadá) e pós-doutorado pela Universidade de Glasgow (Escócia).

O professor Milton foi consultor de pesquisa da Colgate Palmolive e é um renomado pesquisador reconhecido no mundo inteiro pela sua contribuição nas pesquisas de cárie dentária”, ressaltou Natanael Barbosa, doutor em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e atual coordenador do Laboratório de Cardiologia.

Além de professor e pesquisador, Milton Andrade também ocupou o cargo de coordenador de Pós-graduação na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), na gestão do então pró-reitor Josealdo Tonholo e da reitora Ana Dayse Dorea. Em 2008, após sofrer um acidente vascular cerebral, deixou o cargo porque ficou impossibilitado de voltar às suas atividades acadêmicas e de gestão. Em 2010, teve concedida a aposentadoria voluntária.

Em sua cadeira de rodas, o professor Milton chegou acompanhado da esposa e da filha, Simone Andrade e Marcela Andrade, respectivamente, e foi recebido pelo professor Natanael Barbosa. Foi prestigiado pelo reitor Josealdo Tonholo e pela vice-reitora Eliane Cavalcanti; pela coordenadora do curso de Odonto, Lorena Menezes, representando o diretor da Foufal, Marcos Bonfim; pelo diretor de Pesquisa da Colgate, Bernal Stewart; além de Ângela Sampaio e Henrique Cerqueira, ambos da Academia Alagoana de Odontologia [entidade que Milton ajudou a criar]; de amigos e de ex-colegas de trabalho.

Reconhecimento

O professor Natanael registrou o momento em que Milton chegou no local da homenagem: “Hoje, quando ele entrou no laboratório, além de dar uma olhada rápida, ele checou se todos os equipamentos estão no lugar, se estão funcionando. Isso mostra que, mesmo estando distante, ele continua cuidadoso com o trabalho dele, com a vida que ele dedicou a esse laboratório”.

Em sua fala, o professor Natanael agradeceu o apoio do reitor e da vice-reitora e fez um reconhecimento público pelo legado deixado por Milton. “Ele [Milton] foi o primeiro a trazer uma parceria internacional com a Colgate para desenvolver pesquisa e, com isso, o Brasil foi o primeiro país a desenvolver uma pesquisa na área de Odontologia. Bernal [Stewart, da Colgate] veio a Maceió, inacreditavelmente deixando todo o circuito Sul, Sudeste e Centro do Brasil, atrás de um pesquisador, no caso, Milton Andrade. Hoje eu falo com muito orgulho de ter sido aluno de Milton e de ter recebido todo carinho e os ensinamentos dele. E não poderia ser diferente. Eu, hoje, como docente da Ufal, coordenador do Laboratório de Cariologia, não poderia deixar esse reconhecimento demorar a acontecer. Nós precisamos aprender a valorizar as pessoas fortes que fazem a nossa história. Essa é uma grande oportunidade que eu estou tendo na minha vida de retribuir um pouquinho do eu recebi do meu mestre Milton Andrade”, declarou.

E completa: “Aqui estão as pessoas que gostam de você, sua família, seus ex-alunos de iniciação científica, professores mais próximos e lideranças da Odontologia no estado. Esse momento é ímpar e você é merecedor. Falar com o coração, com emoção e agradecer é o mínimo que poderia fazer em nome do Laboratório de Cariologia e em nome da Faculdade de Odontologia e da Universidade Federal de Alagoas. Quero dizer que a semente que você plantou está dando muitos frutos e, hoje, estamos retomando nossa parceria com a Colgate para continuar seu legado de pesquisas.

Bernal Stewart, diretor de Pesquisa da Colgate, disse que veio pela primeira vez para Alagoas porque houve interesse do professor Milton e da Odontologia para desenvolver pesquisa. “Fui questionado, à época, por que vim para esse estado e eu respondi que aqui tinha o pesquisador e a equipe que queriam e, principalmente, a população que precisava da pesquisa. Por esse motivo comecei o engajamento com o professor Milton, que chegou a visitar a Costa Rica para conhecer o que estava sendo feito lá e saber como desenvolver o estudo aqui em Alagoas”, contou ao dizer que se sente orgulhoso em poder participar desse momento: “Agradeço ao Natanael por fazer essa homenagem ao meu amigo Milton e por fazer novamente contato com a gente. Em breve, vamos voltar a fazer pesquisa em Alagoas”.

Paixão do meu pai

A filha do professor Milton, Marcela Andrade, muito emocionada, falou em nome da família: “Quero agradecer a presença de todos vocês. Todos que estão aqui sabem, de uma maneira ou de outra, o quanto era importante pra ele esse laboratório, o quanto ele se dedicou à Universidade. Essa era uma grande paixão do meu pai. Do ponto de vista profissional, era isso que ele tinha amor e carinho pelo laboratório, pela Faculdade de Odontologia e pela Ufal. Quero agradecer muito a vocês, ‘né pai’? A gente fica muito feliz com essa homenagem e em saber que o trabalho do meu pai está tendo uma continuidade. Quero agradecer também e registrar a parceria de sempre, do Natanael, do Bernal e do professor Tonholo”.

A dedicação de Milton à Foufal foi um exemplo seguido pela atual coordenadora do curso de Odontologia. “Você foi um exemplo para mim, de lutar e fazer tudo por nossa faculdade, que se dedicou com alma e coração. Você representa a nossa Foufal e por sua determinação e seu amor que me inspirou e eu ainda estou aqui porque acho que tenho muito a contribuir. Lembro-me muito de sua luta para trazer o Minter [mestrado interinstitucional Ufal e Unicamp de Piracicaba] para a Ufal. Você merece muito essa homenagem! Falo em meu nome e em nome da coordenação e da direção da Foufal”, disse a professora Lorena.

Josealdo Tonholo ressalta a importância da homenagem a Milton por tudo que ele representa para a Odontologia na Ufal e em Alagoas e destaca também a amizade do professor, a parceria nas pesquisas realizadas e nos artigos produzidos. “Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de conhecer esse ser humano fantástico, que fez parte da minha trajetória pessoal e profissional nessa Universidade. Aqui na Foufal, onde tenho a chance de encontrar hoje tantos amigos, passamos muitas noites analisando amostras. Fazíamos isso porque éramos e ainda somos cientistas muito curiosos e porque precisávamos dar algumas respostas”, lembrou o reitor.

Tonholo destaca que tem uma vida técnica muito parecida com a de Milton. Ambos voltaram do doutorado na mesma época e, desde então, começaram a trabalhar juntos. De lá para cá já são mais de 20 anos. "Desenvolvemos projetos de pesquisa em uma estrutura simples, tirando o máximo de informações dos equipamentos. Produzimos vários artigos científicos nos anos 2000 e, ainda hoje, eles são importantes e há muitas citações. Isso mostra a relevância do que fizemos e do que está sendo feito. Nós aqui numa região periférica, num cantinho de Alagoas, e Bernal veio da Costa Rica para trabalhar com um grupo que estava se estruturando e começando a desenvolver pesquisa, quando ainda nem era faculdade; era um departamento do antigo Csau [Centro de Ciências da Saúde]. Era um grupo com pesquisadores da Odontologia, da Química, da Física e da Biologia. Tempos muito bons que serviram, sem dúvida, para inspirar o trabalho de cada um de nós e inspiraram Milton na liderança das atividades naquela época”, destacou.

E afirma: “Tive a honra de trabalhar com Milton nas pesquisas e na área de gestão, quando assumi a Propep na gestão da reitora Ana Dayse e ele, a Coordenação de Pós-graduação. É muito bom estar aqui, neste momento, reencontrar o Bernal e prestar essa homenagem ao meu amigo”.

Os representantes da Academia Alagoana de Odontologia também prestaram homenagem a Milton Andrade. Henrique Cerqueira entregou um diploma ao professor e Ângela Sampaio, um broche da Academia. Para finalizar, os músicos tocaram Chico Buarque, um dos cantores preferidos do professor Milton Andrade.