Ufal recebe campanha de vacinação contra influenza; confira quem pode vacinar

Local de vacinação, na Reitoria, vai funcionar nos dias 13 e 14 de junho; podem vacinar docentes em qualquer idade e técnicos acima de 60
Por Ascom Ufal
10/06/2022 08h55 - Atualizado em 10/06/2022 às 15h02

Os docentes da Ufal em qualquer idade e os servidores técnicos administrativos que estão na faixa etária de 60 anos ou mais, podem se vacinar contra influenza nos dias 13 e 14 de junho, das 9h às 16h, na sala de acolhimento da CQVT, que fica na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), prédio da Reitoria, no Campus A. C. Simões em Maceió. No mesmo período, no hall da Reitoria, haverá ações de glicemia capilar e aferição de PA.

Durante esses dias, também serão feitas orientações das atividades da CQVT e do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass). 

“O grupo que vai poder ser vacinado é o referido pelo Ministério da Saúde, isto é, docentes e técnicos maiores de 60 anos. Ressalto que a sala de vacinação do HU também está vacinando servidores da Ufal do grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades e pessoas com deficiência permanente”, informa Thayse Justino Falcão, coordenadora CQVT/Progep.

O local de vacinação do HU fica na Sala 54, no Ambulatório 2. O Atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas, das 8 às 12h.

No Campus Arapiraca, e suas unidades em Palmeira dos Índios e Penedo, os servidores já foram contemplados com dias de vacinação organizados pelo Siass Arapiraca.

Orientações

A equipe da CQVT informa que, de acordo com orientação do Ministério da Saúde, não há mais intervalo entre as vacinas da covid-19 e da influenza para pessoas com mais de 12 anos de idade, podendo as duas serem aplicadas no mesmo dia.

A recomendação é que pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves ou com sinais e sintomas de doença respiratória e síndrome gripal aguardem a melhora do quadro clínico para receberem a vacina.

Já os que apresentam histórico de reação anafilática a ovo devem receber a vacina em ambiente hospitalar com precaução, no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), situado no Hospital da Mulher, levando o exame de IgE específico e entrando em contato, antecipadamente, pelo número 3131-1385.