Palestra analisa estratégia da UFMG para extensão universitária

Evento é virtual e destinado a professores, técnicos, coordenadores e diretores de curso
Por Ascom Ufal
20/06/2022 15h48 - Atualizado em 22/06/2022 às 12h31

Nesta terça-feira, 21 de junho, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), do Centro de Tecnologia (Ctec), e do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford), convida docentes, técnicos, diretores, coordenadores de curso e demais interessados para a palestra "Formação em Extensão e Curricularizacão: a estratégia adotada pela Escola de Engenharia da UFMG para a formação em extensão universitária na graduação", proferida pela professora Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães (UFMG). A palestra será realizada às 16h, no Canal YouTube ProgradUfal.

O objetivo da palestra é refletir sobre a razão de ser da extensão em cursos de graduação e apresentar a estratégia utilizada pela Escola de Engenharia da UFMG em práticas de ensino-aprendizagem para formação em extensão. Esta reflexão está relacionada à necessidade de incluir, nos cursos de graduação, conteúdos contextualizados à realidade do país, em suas dimensões sociais, culturais, ambientais e econômicas. Tal demanda é decorrente das Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, que estabelece que 10% da carga horária exigida para a integralização de cursos de graduação deverão ser obtidos por meio da participação dos alunos em atividades de extensão universitária.

O evento integra uma série de ações estratégicas no âmbito do Programa de Modernização das Engenharias da Ufal, tendo à frente o Centro de Tecnologia (CTEC), através do Prof. Christopher Souza. A Prograd emitirá certificado de 2h para quem registrar a presença através do formulário que será disponibilizado ao final da palestra.