Lançamento da Edufal fala de escravidão e Brasil colonial e imperial

Cerimônia será na sexta-feira,10, na sede da Editora no Campus A. C. Simões, a partir das 16h30
Por Ascom Ufal
07/06/2022 08h47 - Atualizado em 07/06/2022 às 13h33

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) lança nesta sexta-feira (10), a obra “Ensaios sobre escravidão e sociedade no Brasil colonial e imperial”, organizado pelo professor da Ufal Gian Carlo de Melo Silva. A cerimônia será na sede da Editora, no Centro de Interesse Comunitário (CIC), Campus A.C. Simões, a partir das 16h30. 

Na obra, seis capítulos dividem ensaios que pretendem “descortinar um passado distante, dando sentido para práticas e ações desenvolvidas pelas gentes que formaram nossa sociedade”, como explica a apresentação. O livro começa com um texto de Márcia Amantino (Uerj) para entender como uma das principais instituições coloniais tratou a escravidão e as mestiçagens. Ela apresenta ”como a Companhia de Jesus, através de suas cartas e das suas fazendas, abordaram a escravização, nos revelando detalhes da sociedade colonial no Rio de Janeiro”. 

O organizador, professor Gian Carlo, assina o capítulo 4, intitulado Rol de Confessados e a Sociedade na freguesia de Santa Luzia do Norte no setecentos – Comarca das Alagoas – Capitania de Pernambuco. Ele aborda documentos sobre os Cavalcanti de Albuquerque relacionados ao comércio de gente. 

Os textos do livro também passam por fatos ocorridos nas capitanias de Pernambuco e da Paraíba, além da escravidão marítima nos navios negreiros da Bahia. O último capítulo foca no que ocorreu após a proibição do comércio legal de africanos em Pernambuco, a partir de 1831. “Em sua análise, o autor narra como foi a realidade de muitos africanos que entraram ilegalmente no Brasil, sendo desembarcados em praias contiguas aos engenhos e levados ao trabalho escravo”, apresenta a obra sobre o texto de Marcus Carvalho (UFPE). 

Serviço:

Título: Ensaios sobre escravidão e sociedade no Brasil colonial e imperial

Organizador:  Gian Carlo de Melo Silva

Dia: 10 de junho

Hora: 16h30

Local: Sede da Edufal -Campus A.C. Simões, Prédio do CIC