Comissão da Ufal marca presença em evento do Sistema de Gestão da Ética

Evento debateu as fases do Processo de Apuração Ética

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
Comissão de Ética da UFC, com participantes de outras comissões e Antônio Carlos Nóbrega, presidente da Comissão de Ética Pública (segundo da direita para a esquerda, entre os membros da Cesp-Ufal) | nothing

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), representada pelos servidores da Comissão de Ética do Serviço Público, marcou presença no Encontro Regional do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, que aconteceu em Fortaleza-CE, nos dias 21 e 22 de junho. O evento marcou o retorno dos eventos presenciais das comissões e serviu como atualização para seus membros, bem como uma forma de compartilhar a realidade e os desafios enfrentados por colegas membros de instituições federais do Norte e do Nordeste do país.

Participaram pela Ufal os membros titulares Flávio José Marques Lins, atual presidente, e Isabella Cardoso Pereira da Silva. Para Flávio Lins, o evento foi uma oportunidade de retomar as discussões no âmbito das Comissões de Ética no que diz respeito aos procedimentos corretos em casos de denúncias, divulgação da questão ética junto aos servidores e como uma forma de aproximar as comissões dos estados.

“O evento também foi muito importante como uma atualização de conhecimentos. Pudemos ver as iniciativas pioneiras das comissões de outros estados e acompanhamos a questão da ética no âmbito do executivo federal. O evento também serviu para estreitar os laços entre as comissões de ética das universidades participantes”, disse.

Isabella Cardoso também enfatizou a oportunidade de adquirir conhecimentos e estreitar laços com outros servidores durante o evento. “As palestras trouxeram temas atuais e importantes no que diz respeito à ética, e a oficina [realizada durante as atividades] nos permitiu dialogar com colegas de outros estados, de forma a trazer boas práticas a serem aplicadas em nossa comissão”, afirmou.

Segundo ela, participar desses eventos traz muitos benefícios aos servidores. “Desde já, parabenizo a Ufal por permitir que seus servidores tenham a oportunidade de participar de eventos como este, que proporcionam uma experiência tão enriquecedora, e que nos permite representar e levar o nome da nossa Universidade a lugares de destaque”, destacou.

Encontros do SGEP

Os encontros regionais do SGEP têm como objetivo promover a cooperação técnica e a troca de conhecimento entre as comissões setoriais, bem como avaliar a qualidade da gestão da ética nos órgãos e entidades públicas federais. Em agosto, ocorrerá, em Brasília, o encontro direcionado a membros de comissões de ética de órgãos e entidades da região Centro-Oeste.

Mais informações sobre o evento na página do Encontro e no Minuto da Ética, boletim informativo da Rede Ética do Poder Executivo Federal. Clique no anexo abaixo para ler a última edição, que comemora em junho 28 anos do Código de Ética.