Campi Arapiraca e Sertão participam de eleições para diretores

Votação nos campi fora de sede ocorre dias 9 e 10 de junho; Unidades de Maceió já têm diretores eleitos
Por Manuella Soares - jornalista
09/06/2022 10h58 - Atualizado em 09/06/2022 às 14h32

Começa nesta quinta-feira (9) e segue até esta sexta-feira (10) a eleição para diretores gerais, administrativos e acadêmicos dos campi da Ufal Arapiraca e Sertão para o quadriênio 2022-2026. O primeiro turno do processo eleitoral aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) está acontecendo desde o último dia 31 de maio para eleger diretores e vices das unidades acadêmicas do Campus A.C. Simões e do Ceca.

Cada unidade teve dois dias de votação que ocorreu de forma remota, por meio de sistema eletrônico gerenciado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Hoje também é o último dia para as comunidades acadêmicas dos institutos de Psicologia (IP), de Química e Biotecnologia (IQB), Educação Física e Esporte (Iefe), e a Escola de Enfermagem (Eenf).

O link para votação foi enviado para os e-mails institucionais, sendo garantido o voto individual, secreto e facultativo.

Nas unidades que não ofertam curso noturno, o pleito encerra às 17h e nas que dispõem de cursos noturnos é possível votar até às 21h. Após apuração, se não houver candidatura com 50% + 1 voto válido alcançado a eleição será decidida em segundo turno, que está marcado para os dias 14 e 15 de junho.

Unidades já têm diretores eleitos

Algumas unidades acadêmicas tiveram eleição com chapa única e outras, que cumpriram o calendário das eleições e realizaram apuração dos votos, já elegeram seus diretores e vice-diretores para o próximo quadriênio.

Todos os resultados serão divulgados pelas comissões internas, por meio de Ata para homologação do Conselho da Unidade e posterior nomeação pelo reitor.

A posse coletiva dos eleitos está marcada para o dia 1º de julho.

Entre as chapas vencedoras já conhecidas estão:

Instituto de Ciências Sociais (ICS) – Luciana Santana (diretora) e Amaro Braga (vice)

Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) – Elaine Pimentel (diretora) e Filipe Gomes (vice)

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) - Sandra Nunes (diretora) e Francisco Pereira (vice)