Servidores aposentados recebem homenagem em cerimônia de despedida

Evento foi marcado por lembranças de quem fez história na Ufal
Por Izadora Garcia - relações públicas - Fotos: Renner Boldrino
02/05/2022 12h41 - Atualizado em 02/05/2022 às 16h27

Na última sexta-feira (29), 21 servidores recém-aposentados e em processo de aposentadoria foram homenageados em uma cerimônia de despedida no Gabinete do reitor Josealdo Tonholo. O evento teve marca a retomada das atividades presenciais de acolhimento institucional voltadas aos trabalhadores que estão entrando ou deixando a Universidade. Esse grupo é formado pelos aposentados de 2022, de janeiro ate o fim de abril.

Na ocasião, estiveram presentes o reitor Josealdo Tonholo, a vice-reitora Eliane Cavalcanti, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wellington Pereira, o diretor-geral do Departamento de Administração de Pessoal, Bruno Morais, pró-reitores, além de representantes das unidades de origem dos aposentados homenageados.

“Esse resgate que estamos fazendo é justamente para que possamos criar uma cultura de valorização dos aposentados. Para que possamos ouvir, de coração aberto, as histórias dessas pessoas aqui na Ufal. É também para que a gente consiga entender um pouquinho o que aconteceu lá no passado e para que nos próximos anos estejamos aqui, contando nossas histórias também”, explicou o reitor.

Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito e presidente do Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas, deu início às falas da solenidade, destacando a importância de eventos como esse, que ajudam no reconhecimento dos trabalhadores que dedicaram suas vidas à Ufal. “A Universidade que a gente tem hoje, vocês que ajudaram a construir. Então acho que esse momento é muito importante porque é de reconhecimento. A hora da aposentadoria é o coroamento de uma vida inteira de trabalho, mas também é o início de uma nova fase”, avaliou.

Em seguida, a vice-reitora Eliane Cavalcanti fez uma fala emocionada sobre o retorno ao ambiente de trabalho depois de momentos difíceis compartilhados por todos durante a pandemia. “A nossa vida é constituída por ciclos e, no nosso trabalho, não é diferente. Hoje vocês fecham um ciclo e em uma situação completamente atípica: nós nunca imaginamos que passaríamos por uma pandemia e que venceríamos, voltando para nossa família, para as nossas relações de trabalho e que, de fato, teríamos uma oportunidade de ressignificar o viver da Universidade. Foram momentos muito difíceis, com muitas perdas e muitos colegas que se foram. Mas hoje, estamos aqui, retomando nossas histórias. E, pela dedicação de vocês à Ufal, só temos agradecimentos”.

Lembranças de uma vida dedicada à Ufal

A solenidade foi marcada por depoimentos cheios de emoção. Rodrigo Brandão, filho de um dos homenageados, falou sobre o orgulho da trajetória dos pais, servidores da Universidade. “Falo em nome dos familiares, que também participam dessa jornada. Eu, durante meus 42 anos de vida, testemunhei desde o meu nascimento essa rotina de ida para a Cidade Universitária, uma coisa tão distante, pra gente que morava no bairro do Prado. Meu pai e minha mãe, ambos servidores, viviam aquela correria de nos arrumar para nos deixar na escola e estarem pontualmente cumprindo com suas obrigações”, relembrou.  “Isso fez parte da nossa trajetória, eu encho a boca para dizer, com todo orgulho do mundo, que meus pais são servidores públicos, uma categoria tão discriminada, mas que se dedica tanto para atender com qualidade. Eles foram meus exemplos e hoje eu tento ser, no trabalho, um reflexo do que eles foram”, complementou.

Em seguida, seu pai, Avelar Brandão, compartilhou pequenas histórias sobre cada um dos dez reitores que dirigiram a Ufal durante seus quase 50 anos de trabalho na Instituição. Avelar, que recentemente foi homenageado pela Assessoria de Comunicação, nos 60 anos da Ufal comemorados em 2021 também exibiu orgulhoso suas carteiras de vínculo com a Universidade e falou sobre como a Ufal fez parte de sua vida profissional e pessoal. “Tudo está guardado aqui, nos arquivos implacáveis de José Avelar”, brincou.

A professora Célia Rozendo, da Escola de Enfermagem, também relembrou sua trajetória. “A maior parte da minha vida, eu vivi aqui na Ufal. Eu fiz graduação aqui, logo em seguida fui aprovada no concurso, e depois disso eu fiz meu mestrado e meu doutorado aqui, sempre recebendo apoio institucional. Por isso eu digo que precisamos agradecer porque, de muito que nós somos, a Universidade faz parte. No meu caso, em especial, eu acho que vivi mais tempo aqui que na minha casa”.

O reitor encerrou a solenidade falando sobre a importância de os servidores compartilharem suas histórias. “Muito obrigado a todas e todos que estiveram aqui. Essa homenagem, feita para vocês, é também motivo de muita alegria e muita honra para nós, que pudemos ouvir e aprender. Nós, que ficamos, emocionados, devemos extrair lições dessas belas histórias para que continuemos na nossa missão de servir bem ao público alagoano”, finalizou.