Professora Regla Toujaguez recebe da Câmara título de cidadã honorária de Maceió

A honraria foi concedida em solenidade realizada na segunda-feira (16)
Por Lenilda Luna - jornalista
17/05/2022 15h06 - Atualizado em 17/05/2022 às 15h08
A homenageada, professora Regla Toujaguez, com o título recebido

A professora Regla Toujaguez La Rosa Massahud, engenheira geóloga, do curso de graduação em Engenharia de Agrimensura, do Campus de Engenharia e Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi condecorada com o título de Cidadã Honorária de Maceió, em solenidade realizada na Câmara Municipal de Maceió, na segunda-feira (16). A proposição da homenagem foi feita pelo vereador Valmir de Melo.

Compuseram a mesa, além do vereador e da homenageada, a professora Juciela Cristina dos Santos, coordenadora do Curso de Engenharia de Agrimensura; o senhor Alisson da Silva, pai do estudante Arrysson Cardoso, representando a comunidade do Ceca; e o professor Danilo Marques, coordenador-geral do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi-Ufal).

O título foi outorgado à professora em reconhecimento aos importantes trabalhos realizados na Ufal que colaboram com o desenvolvimento das pesquisas em Alagoas, como o estudo em Bioengenharia de Solos e a elaboração de proposta de Projeto de Lei direcionado à proteção vegetal das encostas de Maceió. Outro projeto da professora que teve peso para que ela recebesse a homenagem foi apoio dado à Farmácia Viva, além da intervenção para os esclarecimentos sobre as causas da subsidência dos bairros em afundamento por conta da mineração de sal-gema em Maceió.

Regra Toujaguez é cubana e tem cidadania brasileira. É formada em Geologia pelo Centro Universitário de Pinar del Rio, em Cuba, com mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado e pós-doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (MG).“Meu filho, de origem pobre, passou na seleção para Ciências Agrárias e encontrou na professora Regla um apoio para realizar seus estudos. Eu tenho uma grande gratidão pela generosidade desta professora. Seria muito importante que todos os professores pudessem ensinar com essa paciência e dedicação”, disse o senhor Alisson, emocionado.

A docente fez vários agradecimentos aos que a acolheram na comunidade universitária da Ufal. “De maneira especial agradeço ao nosso magnífico reitor, Josealdo Tonholo, ao diretor do Ceca, professor Gaus Andrade, à nossa vice-diretora, Rosa Lira, ao nosso administrador, senhor Agnésio e toda a sua equipe, pela força de vontade para que as nossas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão possam, de fato, acontecer”, destacou a professora.

Regra Toujaguez também aproveitou para agradecer a divulgação dos projetos que ela desenvolve na Universidade. “Agradeço também à Ascom da Ufal por estar sempre presente na divulgação dos meus trabalhos desde que cheguei em Maceió, em 2012. Destaco algumas matérias que abordaram os resultados do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter), o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) em Geociências, e as pesquisas nas áreas de risco de Maceió, desde 2015”, relacionou Regla.

Clique aqui e assista à sessão solene