Professora recebe homenagem da Secretaria de Ressocialização de Maceió

Elaine Pimentel participou da formatura do Curso de Pedreiro do Pronatec
Por Jacqueline Freire - jornalista
02/05/2022 16h09 - Atualizado em 03/05/2022 às 13h42

Referência em todo o sistema de segurança e educação, a professora Elaine Pimentel foi homenageada na formatura do Curso de Pedreiro do Pronatec, que aconteceu no auditório da Reitoria da Ufal, no Campus A. C. Simões, no último dia 25 de abril. Na ocasião, 15 apenados que cumprem pena na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti  comemoraram a entrega dos certificados de conclusão do curso de qualificação profissional, que é uma iniciativa da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 

Elaine Pimentel é docente da Ufal no curso de Direito e atual diretora da Faculdade de Direito, disse que a homenagem foi uma grata surpresa. “Eu a entendo como o reconhecimento pela parceria de mais de duas décadas, desde minhas atividades como pesquisadora sempre voltadas para o sistema prisional e aprimoradas por meio do Núcleo de Estudos e Políticas Penitenciárias (Nepp), da Faculdade de Direito da Ufal”, diz. 

Ela, que é coordenadora do Nepp, foi vice-lider durante cinco anos do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação em Prisões (GPEP), do Centro de Educação da Ufal, criado a convite da professora Conceição Valença. “Essas constantes parcerias estabelecem uma relação de troca de saberes e de colaboração entre as instituições, contribuindo para a produção de conhecimento científico e para a formação humana dos estudantes envolvidos, bem como dos processos de reintegração social de homens e mulheres privados de liberdade”, completa. 

A gerente de Educação, Produção e Laborterapia da Seris, policial penal Cynthia Moreno, conta que o nome da professora foi uma escolha da Seris por sua referência para todo sistema, quando se fala em educação. “E por todo o apoio e orientação quando a solicitamos e somos atendidos. Difícil não termos o apoio dela”, afirma. 

Pronatec 

Com duração de quatro meses, o curso profissionalizante tem certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e visa auxiliar os reeducandos a terem mais possibilidades para construir uma nova vida no futuro. 

O curso de pedreiro e argamassa tem o importante papel de proporcionar aprendizado e qualificação às pessoas privadas de liberdade, abrindo o leque de possibilidades de reinserção no mercado de trabalho quando do retorno ao convívio social pleno. 

Segundo Cynthia, ter a formatura dentro da Ufal foi de grande relevância, pois “além de proporcionar direcionamento em relação a capacitação e qualificação profissional para os reeducandos e servidores, a Universidade é parceira do sistema prisional”.