Hospital Universitário debate saúde ambiental na próxima quarta-feira (11)

Evento pretende despertar profissionais e estudantes sobre a necessidade de abordar melhor o tema
Por Jacqueline Freire – jornalista
06/05/2022 09h41

Na próxima quarta-feira (11), colaboradores e estudantes do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Ufal, integrante da Rede Ebserh, discutem o tema Saúde Ambiental em um evento organizado por técnicos de Enfermagem do setor de Endoscopia. Para participar, é preciso realizar inscrição prévia no link. Também é aberto a participantes de outras Instituições.

Segundo a técnica de Enfermagem Luciana Almeida, uma das organizadoras do evento junto com os técnicos Elielson Rodrigues e Renata Santos, a temática de meio ambiente e saúde ambiental tem sido pouco abordada no ambiente hospitalar. “Nossa intenção é dar um start nas discussões sobre o tema. Vamos abordar a questão das populações expostas a agrotóxicos, resíduos sólidos de saúde, gestão da água e a educação ambiental na formação do trabalhador de saúde”, afirmou.

Luciana comenta que nas formações técnicas e até nas graduações o tema também é pouco trabalhado. “Nossa ideia é dar oportunidade a profissionais e estudantes a abordarem melhor o tema e despertarem o senso crítico dos colaboradores sobre o tema, a importância de ele entender, por exemplo, que em relação à gestão de resíduos, a atividade laboral dele gera resíduo e de que forma ele pode contribuir para minimizar essa geração de resíduos”, explicou.

Com o “despertar da educação ambiental” no HU, a comissão organizadora do evento espera melhorar o funcionamento da saúde ambiental e o trabalho dos profissionais do Hospital. “Se o profissional não for despertado a pensar o seu trabalho de forma crítica não há como o processo da saúde ambiental fluir. Nosso objetivo é promover essas reflexões e divulgar as ações institucionais na área de meio ambiente”, completou.

O evento tem duração de quatro horas e acontecerá no miniauditório 2, a partir das 8h. Quatro palestrantes realizarão apresentações expositivas durante toda a manhã: Elizabeth Rocha, diretora da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental do Estado de Alagoas, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Gerlane Joaquim da Silva, bióloga da Sesau; Marcos Antonio da Conceição, chefe do setor de Hotelaria Hospitalar e Gestão e Ambiental e coordenador da revisão do PGRSS do HU; e Virgínia Moura Miller, mestra em desenvolvimento e meio ambiente, ambientalista e educadora ambiental.

Os certificados serão emitidos pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HU.