Edufal lança e-book sobre música e sociedade no dia 7 de junho

Evento será transmitido pelo canal da Editora no Youtube
Por Jacqueline Freire - jornalista
13/05/2022 11h42

“Música e sociedade: trânsitos, patrimônio e inovações” será lançado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) no próximo dia 7 de junho, a partir das 14h. Com transmissão ao vivo pelo canal da Edufal no Youtube, o evento terá presença dos autores e gestores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) parceira da Ufal no projeto. 

O livro digital é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPE, que tem caráter interdisciplinar e área de concentração “Música e sociedade”. Traz contribuições de professores, pesquisadores, e de um egresso do programa, ao lado de contribuições de egressos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma universidade, e também de colegas formadas em programas de pós-graduação franceses em etnomusicologia e antropologia. 

A coletânea pretende ser uma contribuição para o debate sobre as relações entre música, patrimônio imaterial, trânsitos e inovações artísticas e culturais, conforme conta o professor Carlos Sandroni, um dos organizadores do livro junto com o professor Jorge Ventura de Morais, o e-book: “É um livro onde Jorge e eu reunimos uma equipe com cerca de 15 pesquisadores para tratar das múltiplas relações entre música e sociedade no mundo contemporâneo, a partir de uma ótica étnico-sociológica e sociológica, da área da Comunicação e Antropologia”. 

“Música e Sociedade” aborda temas muito variados, que vão da rabeca à guitarra elétrica, do jongo ao maracatu, de Recife ao Sertão de Pernambuco, e da música no Brasil à música na França. “Acreditamos que pode interessar a um público amplo, tanto na área universitária, de Ciências Humanas e Ciências Sociais, que se interessa pelo papel da música no mundo contemporâneo, como também a pessoas interessadas nesse tema de maneira geral. Esperamos a presença de todos no lançamento, dia 7 de junho, para conversarmos um pouco sobre música e sociedade: trânsitos, patrimônios e inovações”, convida o pesquisador.  

Serviço: 

Livro: Música e sociedade: trânsitos, patrimônio e inovações, de Carlos Sandroni e Jorge Ventura de Morais (Org.)

Data: 7 de junho de 2022

Horário: 14h

Local: Canal da Edufal no You Tube