Servidora da área de compras da Ufal coopera com INSS em Brasília

Licia de Almeida teve trabalho reconhecido pela qualidade técnica
Por Thâmara Gonzaga – jornalista
20/04/2022 11h47 - Atualizado em 20/04/2022 às 12h14
Licia de Almeida tem honrado a carreira de servidora pública desde que entrou na Ufal em 2020

Licia de Almeida tem honrado a carreira de servidora pública desde que entrou na Ufal em 2020

Conhecimento, competência para realizar e facilidade para aprender. Essas são algumas das habilidades profissionais e pessoais da assistente em administração da Ufal, Licia de Almeida. Com apenas dois anos no cargo de servidora pública, para além do que julgam como burocracia, no dia a dia do seu trabalho, ela vem demonstrando capacidade e disposição para fazer a máquina pública andar como se deve: com eficiência.

E os desafios diários são enormes. Lotada na Gerência de Compras e Licitação (GCL), subordinada à Coordenadoria de Administração, Suprimentos e Serviços (Cass) da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Poginst), ela exerce a função de pregoeira e tem a missão de comprar mais e melhor, gastando pouco. Isso em um momento adverso, em que as universidades federais vêm sofrendo com cortes drásticos em seus recursos orçamentários.

Um trabalho diário na Universidade, realizado com conhecimento técnico e respeito ao dinheiro público, que proporcionou a ela uma indicação para colaborar com a realização de uma grande compra da presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília. O pedido foi feito ao reitor Josealdo Tonholo que, ao consultar a coordenadoria da Cass sobre a demanda, recebeu a indicação do nome de Licia.

Ela conta que foi solicitada para construir um documento denominado “Termo de Referência para contratação WhatsApp Business” para o INSS e explica que se refere a uma ferramenta de atendimento automático para empresas, disponibilizada pelo aplicativo de mensagens. “O INSS deseja implantar, a princípio, este tipo de atendimento para os segurados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), de acordo com a centralização prevista pelo Decreto nº 10.620, de 5 de fevereiro de 2021. Foram poucas as contratações desta ferramenta no país e esta é a maior no âmbito federal até agora”, informou.

A tarefa foi realizada com eficiência e proporcionou um segundo convite: neste mês de abril, ela voltou a capital federal, dessa vez, para auxiliar com conhecimento técnico na área de licitações e ajudar na produção de documentos referentes à contratação do serviço de digitalização dos assentamentos funcionais do INSS. “São as pastas funcionais dos servidores do Instituto que ainda se encontram no formato físico. Vou também auxiliar no prosseguimento da contratação do WhatsApp Business”, acrescentou. O retorno dela a Alagoas está previsto para maio.

Em trabalho de compras e contratações de serviços, o rigor da lei no trato com o recurso público e os prazos legais devem ser observados com exatidão. Licia sabe da responsabilidade que a sua função carrega, da relevância dela para a vida de cada brasileiro e, por isso, faz com empenho e entusiasmo. A cooperação interinstitucional da servidora da Ufal vai ajudar as unidades do INSS espalhadas por todo território brasileiro.

“A experiência tem sido desafiadora e, ao mesmo tempo, empolgante. Como servidora, me sinto realizada em poder trazer um retorno positivo com o meu trabalho para o país, principalmente, depois de ter sido aluna de escola pública e de universidade pública”, declarou.

Reconhecimento

Apesar das opiniões alicerçadas no senso comum, decorrentes muitas vezes de desinformação, na Ufal e, de modo geral nas demais instituições, servidores públicos se destacam na realização de seus trabalhos, com nível de qualificação superior, prestando serviços relevantes aos brasileiros.

Licia não é uma exceção. É um exemplo entre tantos. Além da obrigação legal de servir com qualidade e eficiência, ela realiza o trabalho com dedicação pois reconhece e respeita a nobre missão de servir ao país.

E histórias como essas precisam ser contadas e também receberem o devido reconhecimento. Em e-mail do presidente do INSS, José Carlos Oliveira, enviado ao reitor da Ufal, Licia teve o seu trabalho reconhecido. Na mensagem eletrônica, o presidente do Instituto e o diretor de Atendimento, Jobson Sales, agradeceram “efusivamente” pela ajuda com o envio da servidora e a “enaltecem pela qualidade técnica e disponibilidade”.

O coordenador-geral de Centralização do Regime Próprio da Previdência da União (RPPU), Olacir Luchetta, com quem a servidora trabalha em Brasília, ressaltou a “desenvoltura” dela e a importância da parceria entre as instituições. “É louvável citar que, além da disponibilidade e profissionalismo da servidora, a iniciativa colaborativa entre o INSS e a Ufal evidenciou as diversas possibilidades que podem ser agregadas com parcerias semelhantes. Registre-se os agradecimentos do INSS à Universidade Federal de Alagoas”, declarou Luchetta.

O reconhecimento da cooperação realizada por Licia também contagiou a equipe de trabalho na Ufal, em Maceió. José Edson Lima, coordenador da Cass, conta que é gratificante ver o trabalho da colega sendo reconhecido. “Ela recebeu muitos elogios, parabenizando-a pela competência técnica e pelo trabalho que desenvolveu junto ao INSS. A gente se sente muito gratificado, pois é uma profissional da nossa equipe. A gente se sente muito honrado, muito feliz, por uma colega nossa ter desenvolvido um trabalho que tem um alcance nacional”, comemorou.

O coordenador conta que desde quando ela ingressou na Universidade, no ano de 2020, vem “desempenhando muito bem o trabalho” e participando de várias capacitações. “Ela consegue aprender muito rápido. É uma servidora promissora e tem muito potencial. Mesmo com pouco tempo, conseguiu se desenvolver bem”, ressaltou.

Elogios merecidos e que a motivam ainda mais a aprimorar as atividades realizadas. Sou ‘filha’ da casa [Ufal] e desde que entrei como servidora me senti acolhida pela Universidade, pela equipe de compras e da Cass, que tem sido um grande suporte no desenvolvimento do meu trabalho”, disse. E afirma: “Eu me sinto satisfeita em saber que o meu trabalho tem atendido às expectativas e à necessidade do serviço. Isso me motiva e me traz a vontade de realizar um trabalho cada vez melhor”.

Capacitações

A segurança com que a servidora desempenha sua função também é resultado da série de capacitações proporcionadas pela Ufal. Formada em Engenharia civil pela Universidade, ela se dedicou e estudou para aprender sobre as atribuições do seu novo trabalho.

“Em todo o ano de 2021, participei de diversas capacitações, como o Pregão Week, em Foz do Iguaçu. Todas contribuíram bastante para o meu conhecimento e desenvolvimento das atividades, já que temos sempre a aprender na área de Licitações e Contratos, tanto para atender à legislação e à jurisprudência, como para agir de forma mais célere e eficiente”, contou. E ressalta: “Inclusive, com a advento da nova lei de licitações, é primordial que a equipe tenha capacitações na área e a Ufal não tem deixado a desejar na capacitação fornecida à nossa equipe”.

O depoimento de Licia é sobre o esforço da gestão central da Universidade Federal de Alagoas que, nos últimos anos, investiu em cursos para capacitar os servidores da instituição. No ano de 2021, a gestão destinou 0,20% do seu orçamento para capacitação de pregoeiros e equipes de apoio. Os investimentos foram tão expressivos que, no fim do mês passado, a Ufal recebeu o Prêmio 19 de Março em reconhecimento nacional como a instituição que mais investiu em capacitação de equipes de compras e contratações públicas.

No caso de Licia, Edson relata que ela participou de várias cursos e que, além do desenvolvimento das habilidades pessoais, “isso refletiu numa capacidade e qualidade técnica que ficou evidente numa contratação nacional do INSS”, lembrou ele ao apontar o crescimento e o avanço da equipe de compras da Ufal.