Progep realiza treinamentos de prevenção a acidentes de trabalho em Viçosa

Ação em Viçosa da CQVT marcou fim da primeira etapa do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Por Izadora García - relações públicas
20/04/2022 18h34 - Atualizado em 20/04/2022 às 19h42

A Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) realizou a última ação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) no Hospital Veterinário de Viçosa. Na atividade, que aconteceu semana passada, foram abordados assuntos relativos à segurança no trabalho, como o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Comunicação de Acidentes do Trabalho (CAT).

O programa, iniciado em março de 2021, desenvolveu diversas ações ao longo do ano com a finalidade de esclarecer e conscientizar servidores sobre a importância de seguir as normas vigentes. Tudo isso em busca de diminuir os riscos das atividades laborais e também de instruir sobre como agir quando os acidentes ocorrem.

Além disso, foi elaborado um plano de ação com inspeções e treinamentos relacionados à biossegurança, armazenamento e manuseio de produtos químicos e utilização correta de EPIs. De acordo com Bruno Beuttenmüller, engenheiro de Segurança do Trabalho da Ufal, a ideia é criar um plano de ação para os próximos 12 meses, com treinamentos e atividades na área.

“A CQVT deve, com base na experiência adquirida no programa de Viçosa, iniciar o mesmo programa no Complexo de Ciências Médicas e Enfermagem do Campus Arapiraca ainda nesse primeiro semestre”, explicou.

Solicitações referentes a treinamentos em Segurança do Trabalho podem ser realizadas pelo e-mail thayse.farias@progep.ufal.br.