Professor da Ufal participa de comissão julgadora do Prêmio MPE 2022

Vencedores do prêmio em Alagoas serão escolhidos por representantes do setor econômico
Por Jacqueline Freire - jornalista
12/04/2022 09h01

A Superintendência Estadual do Banco do Nordeste em Alagoas, reuniu no dia 4 de abril, em sua sede, a comissão julgadora do Prêmio BNB da Micro e Pequena Empresa de 2022. Compondo a comissão, está o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rodrigo César Reis de Oliveira, doutor em Administração. 

Formada por representantes de instituições com trabalhos ligados às MPEs, o grupo se reuniu com o objetivo de escolher os premiados deste ano, analisando o histórico das instituições, suas estratégias de negócio, evolução e crescimento após adquirem financiamento com o Banco. 

Segundo o professor Rodrigo Reis, que representou a Ufal na comissão, analisar dados das micro e pequenas Empresas alagoanas que estão concorrendo ao prêmio e junto com os representantes de outros órgãos e do BNB, foi muito importante. “Selecionamos as melhores que receberão o prêmio concedido pelo Banco do Nordeste, nas áreas de comércio, indústria, serviços e na categoria mais nova que é inovação. Foi muito bom perceber que o que ensinamos no curso de Administração da Ufal está alinhado com as práticas de mercado que são reconhecidas como de excelência nesse tipo de premiação”, afirmou. 

O convite partiu do próprio Banco do Nordeste e o professor foi indicado pelo reitor Josealdo Tonholo, como docente da área a convite do diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), professor Gustavo Madeiro.  “Agradeço ao Gustavo e ao Tonholo a indicação. [Estar na comissão] representa um papel social da Universidade, de integração com os diversos setores. Representa também um reconhecimento da relevância da área de Administração, como fundamental para que as organizações tenham excelência em gestão e se destaquem no mercado e na sociedade”, disse. 

 Ao final da reunião os participantes escolheram os vencedores em cada uma das quatro categorias: comércio, serviços, indústria e inovação. O Prêmio MPE está em sua oitava edição e ocorre em mais oito estados da região Nordeste, além do Norte dos estados do Espirito Santo e Minas Gerais. Em Alagoas o evento de premiação ocorrerá no dia 21 de junho. 

O professor Reis é otimista: “Teremos micro e pequenas empresas recebendo prêmios nos próximos meses e sendo reconhecidas pela sociedade como empresas de excelência. Isso é fundamental, pois as MPEs são responsáveis por parte considerável dos empregos no Brasil e contribuem fortemente com o PIB e formam maioria no número de empresas no país”.