Professor da Ufal faz palestra sobre sobrepreço em compras públicas

Evento ocorrerá em 5 de maio, no auditório da Procuradoria da República em Alagoas
Por Ascom Ufal
28/04/2022 13h58 - Atualizado em 29/04/2022 às 22h21

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas promove na próxima quinta-feira, 5 de maio, às 14h, a palestra Detecção de sobrepreço em compras públicas a partir de notas fiscais. O evento será no auditório da Procuradoria da República em Alagoas e tem como palestrante convidado o professor Krerley Oliveira, coordenador do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da Ufal.

O objetivo do evento, que tem como prioridade o público interno, é dar início a um ciclo de palestras que traga ao público amplo, especialmente à comunidade da área jurídica e fiscalização, as possibilidades e avanços recentes das aplicações da Matemática, Ciência dos Dados e Inteligência Artificial nas soluções de problemas concretos que impactem positivamente a gestão e controle dos órgãos públicos.

De acordo com os organizadores, busca-se o compartilhamento de experiências e boas práticas sobre o uso de técnicas de análise e mineração de dados, bem como o levantamento das dificuldades e dos pontos em que as iniciativas poderão ser aprimoradas.

A palestra vai discutir algoritmos e técnicas que indicam haver um potencial para a otimização do trabalho preventivo de detecção de sobrepreço feito pelas comissões de licitação a partir de dados de notas fiscais eletrônicas, bem como do trabalho de fiscalização dos órgãos de controle, o que pode gerar uma grande economia para os cofres públicos.

Sobre o palestrante

O professor titular da Ufal, Krerley Oliveira, é doutor em Matemática (2002), pesquisa sobre Sistemas Dinâmicos, Teoria Ergódica, Aprendizado de Máquina e Redes Complexas. Foi professor visitante da Penn State University e da Université de Paris XI e eleito membro afiliado à Academia Brasileira de Ciências em 2007. Ganhou a Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Social (2019) e, recentemente, o título de cidadão benemérito da cidade de Maceió.