NTI realiza pesquisa para avaliar satisfação dos usuários

Estudantes devem acessar questionário no Sieweb; servidores da Ufal receberão perguntas no e-mail institucional
Por Ascom Ufal
08/04/2022 14h47 - Atualizado em 08/04/2022 às 18h28

Foram dois anos de suspensão de atividades por causa da pandemia e com a maioria dos trabalhos realizados de forma on-line. Agora, com a retomada da rotina presencial, o momento é de agir para reorganizar as ações, e também de avaliar para melhorar os serviços. Por isso, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufal já lançou sua pesquisa de Avaliação de Satisfação dos Usuários e toda comunidade universitária é convocada a participar. As questões podem ser respondidas até o dia 18 de abril.

Os estudantes poderão acessar a pesquisa por meio de um link disponibilizado no Sieweb. Já docentes, técnicos e servidores que passaram por cargos de gestão no ano de 2021 receberão o questionário no e-mail institucional. Conectividade, atendimento, serviços e sistemas são alguns dos itens a serem avaliados.

A pesquisa é breve e pode ser respondida em poucos minutos. O apelo é para que cada membro da Ufal participe, pois toda contribuição é importante para auxiliar a tomada de decisão de acordo com as necessidades declaradas por quem faz parte da instituição. “São apenas quatro perguntas. Pedimos o apoio da comunidade para responder”, convocou o diretor do NTI, Reinaldo Cabral.

Avaliar para melhorar

A pesquisa do NTI da Ufal para avaliar a satisfação dos usuários é realizada pelo terceiro ano consecutivo. A equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade vai fazer uma análise comparativa dos dados coletados para traçar um panorama atual do setor. “Espera-se, com isso, avaliar o desempenho da área de TI e aproximar o Núcleo das necessidades da comunidade acadêmica”, informou o servidor do NTI e responsável pela operacionalização da pesquisa, Donizetti Marques.

O servidor argumenta que o contexto de volta, após o período pandêmico, traz um desafio novo para o NTI e para a Ufal, em que os recursos tecnológicos devem ser readaptados para viabilizar a operação das aulas e a prestação dos serviços da Universidade novamente na modalidade presencial.

Ele destaca que, mesmo com limitações dos repasses orçamentários do governo federal e dificuldades na infraestrutura de TI, o NTI contribuiu com iniciativas para que a Ufal tivesse segurança para seu retorno. “O Núcleo também segue avançando em atividades em prol do desenvolvimento institucional, a exemplo do aumento do nível de governança de TI e em ações de suporte à transformação digital da Universidade”, afirmou.