HU realiza seminário sobre como construir um hospital consciente

Inscrições para exposição de pôsteres já estão abertas
Por Jacqueline Freire - jornalista
13/04/2022 14h11 - Atualizado em 13/04/2022 às 14h11

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU/Ufal) vai realizar nos próximos dias 24 e 25 de maio o 1º Seminário “Hupaa na construção de um hospital consciente”. As inscrições para exposição de pôsteres já estão abertas e podem ser feitas diretamente no site

Serão expostos trabalhos já realizados no hospital que tenham relação com ao menos um dos dez objetivos da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis, que são: Liderança, Substâncias Químicas, Resíduos, Energia, Água, Transporte, Alimentos, Produtos Farmacêuticos, Edifícios, Compras. 

A apresentação se dará em formato de pôster e o objetivo é dar visibilidade a projetos já implementados e com resultados significativos nas áreas acima, valorizando e reconhecendo as ideias e esforços das equipes do Hospital. 

O poster deverá ser enviado em formato de arquivo (.pdf) para o e-mail hupaahospitalconsciente@ebserh.gov.br até o dia 25 de abril de 2022, a fim de que seja avaliado e aprovado, conforme modelo de formatação abaixo. Após o recebimento da aprovação, o pôster deve ser impresso e entregue à comissão no dia 24 de maio de 2022, das 8h às 9h, no saguão do evento. 

O evento 

Com uma programação diversa, o seminário terá palestras, exibição de pesquisas científicas em pôsteres sobre os eixos temáticos de Hospitais Saudáveis para disseminar informações. Os 10 eixos da Agenda Global para Hospitais Verdes e Saudáveis são: Liderança, Substâncias Químicas, Resíduos, Energia, Água, Transporte, Alimentos, Produtos Farmacêuticos, Edifícios e Compras. 

“A participação de profissionais e pesquisadores possibilitará troca de experiências e o aprimoramento de um conhecimento técnico e científico que será de grande auxílio na área de Hospitais Saudáveis”, explica a  arquiteta Lívia Martins, da comissão organizadora do evento. Além disso, é um momento de publicação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos e de conhecimento de novas pesquisas, como também a divulgação dos programas de pós-graduação das instituições envolvidas e estímulo para a participação de pesquisas de iniciação científica dos cursos de graduação. 

Objetivos 

A proposta do Seminário é resultado da parceria entre setores distintos que já estavam atuando em conjunto na produção de projetos demandados pelo HU: o Setor de Infraestrutura Física (SIF) e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS). Há dois anos os dois setores planejam ações e projetos de arquitetura e sentiram a necessidade de tratar melhor a questão de como funciona o hospital. 

Segundo Lívia, a ideia para o seminário surgiu da necessidade de abordar de forma propositiva e participativa os diversos temas relacionados ao planejamento consciente da infraestrutura hospitalar que abriga as atividades e fluxos do funcionamento do HUPAA. “Serão abordados temas que levantam questões de saúde e segurança do paciente, do trabalhador, da população em geral e, principalmente, do meio ambiente. 

O conteúdo traz projetos de infraestrutura integrados à assistência com objetivos de curto a longo prazo e consiste em rico subsídio para o Planejamento Estratégico do Hospital”, explica.

“São 36 mil metros quadrados, é quase uma cidade. Por isso pensamos em apresentar como funciona o espaço e de como a infraestrutura deve acompanhar a assistência à sociedade. Vamos discutir a função estratégica do hospital, sua forma de atuação e alinhar isso com a infraestrutura que ele tem e que pode vir a oferecer”, afirma Lívia. 

O evento pretende criar o Grupo de Trabalho (GT) intitulado “Projeto Hospital Consciente” para discutir, mapear e promover permanentemente ações, pesquisas e resultados de projetos em desenvolvimento relacionadas às dez áreas da Agenda Global para Hospitais Verdes e Saudáveis seguintes: Liderança, Substâncias Químicas, Resíduos, Energia, Água, Transporte, Alimentos, Produtos Farmacêuticos, Edifícios, Compras, bem como os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU. 

O objetivo é que o evento se torne um seminário técnico-científico semestral, de caráter multidisciplinar, que reúne profissionais de diversas áreas, tais como pesquisadores e docentes vinculados a universidades e institutos de pesquisa, e técnicos de órgãos públicos, empresas e organizações não governamentais. 

Apenas os posteres expostos receberão certificado. Mais informações no endereço hupaahospitalconsciente@ebserh.gov.br