Federalismo e políticas públicas são discutidos em livro virtual

Professora  Luciléia Colombo reuniu pesquisadores de todo o país em obra que discute o  Brasil atualizado
Por Jacqueline Freire - jornalista
01/04/2022 11h18 - Atualizado em 02/04/2022 às 06h57

“Repensar o Brasil atual”. Esse é o objetivo do lançamento Federalismo, Políticas Públicas e Poder Local, organizado pela professora Luciléia Colombo, doutora em Ciência Política. Ela é líder do Grupo de Pesquisa Federalismo, Políticas Públicas e Desenvolvimento, ligado ao Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (PPGS/Ufal). O livro pode ser baixado gratuitamente no site.

Segundo a professora Luciléia, a obra, que reúne 14 capítulos de autoria de pesquisadores de diversas universidades do país, nasceu da necessidade de repensar o Brasil atual, à luz de novas abordagens teóricas, metodológicas e políticas.

“À medida em que observamos alterações substanciais na sociedade, há impactos significativos na esfera política, com novos atores pautando um processo decisório mais inclusivo e não menos complexo. Parte de constatações de que movimentos ocorridos no federalismo brasileiro – ora centralizado, ora descentralizado – interfere no ciclo das políticas públicas, além de impactar na maneira como o poder local influencia esta mesma produção”, explica.

O livro “nasceu de indagações sobre a temática, que vem sendo pensadas por mim, há muitos anos, fruto de minhas pesquisas sobre a temática”, informa a professora. Publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (Eduepb), o lançamento possui o selo da Scielo e

Versando sobre temas como neoliberalismo, Políticas Públicas e Desenvolvimento, Política de Cotas nas Universidades, Relações federativas, desigualdades e vacinação de covid-19, desfinanciamento da política de Assistência Social, governo Bolsonaro, renda mínima, Programa Auxílio Brasil, Saneamento Básico, dentre tantos outros assuntos, o livro deve contribuir para o desenvolvimento do campo de estudo das políticas públicas. “Queremos atualizar e reforçar alguns conceitos comumente utilizados, especialmente na área de Ciência Política e nas Ciências Sociais, em geral”, completa Luciléia.