Abril Verde e Azul discute segurança e saúde no trabalho e Autismo

Campus da Ufal e Arapiraca recebem ações de educação e conscientização tanto presenciais como remotas
Por Jacqueline Freire - jornalista
14/04/2022 10h16 - Atualizado em 18/04/2022 às 10h19

Em uma parceria da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) da Universidade Federal de Alagoas, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT), com o Hospital Universitário (HU) e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), serão realizadas na próxima semana, diversas atividades para discutir a saúde e a segurança no trabalho e o Autismo.

As ações serão on-line e presenciais, acontecendo no hall da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió, e em Arapiraca. O 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O médico cardiologista Marcos Sampaio apresenta o tema em vídeo no Instagram. Na quarta (27), o tema é Saúde Espiritual, e o recado será dado pela médica Ronny Roselly, geriatra da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Quinta-feira (28) é o Dia de prevenção contra acidentes de trabalho, por isso, das 9h às 15h, serão realizadas várias atividades na Reitoria da Ufal como doação de sangue, teste rápido de HIV, Hepatite B e C, Sífilis, Avaliação e aconselhamento de atividade física e comportamento sedentário, orientações nutricionais e aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Também haverá espaço para práticas integrativas, com Quick massage,  auriculoterapia, geoterapia, reiki e orientações de saúde bucal.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi marcado por ação nas redes sociais. A psiquiatra Jordana Farias deu seu recado no perfil  da CQVT/Siass no Instagram . Nesse canal também é possível conferir outros vídeos e ações sobre o tema.

Abril Verde e Azul

Denominados Abril Verde e Abril Azul, os movimentos visam o esclarecimento dos temas em pauta e realização de atividades. O mês de abril foi escolhido devido ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, quando, em 1969, houve uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

Já o tema Autismo é tratado na cor azul, que é a cor da conscientização sobre o autismo. O Abril Azul, desde 2007, busca trazer mais conhecimento sobre o assunto para auxiliar pais, educadores e responsáveis a reconhecer sinais que possam representar o autismo e iniciar o tratamento o quanto antes, criando uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

Interior

Também haverá programação em Arapiraca, com ações que se iniciam nesta quarta (20). “Realizaremos uma manhã de ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde, com foco também na prevenção de acidentes de trabalho (abril verde) e no dia mundial da voz que foi comemorado sábado (16)”, explica a enfermeira do Siass em Arapiraca Cristiane Ferreira.

Serão abordados nas palestras temas voltados para a prevenção do LER/Dort, saúde vocal e saúde nutricional. “Dentre as funções que o Siass desempenha está a promoção da saúde, com ações voltadas a evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças. Pensando nisso, convidamos alguns palestrantes para tratarmos sobre pontos cruciais para sua saúde e bem-estar dos servidores da instituição incluindo também os colaboradores terceirizados. Esse evento marcará o retorno das ações de promoção à saúde no Campus”, comemora Cristiane.

Em Palmeira dos índios a programação está em processo de finalização e será realizada no dia 29 de abril.