Vice-reitora da Ufal é homenageada na Câmara Municipal de Maceió

Eliane Cavalcanti recebeu a comenda que leva o nome de um ex-professor da Ufal
Por Manuella Soares - jornalista
16/03/2022 11h59 - Atualizado em 17/03/2022 às 13h27
A homenageada, Eliane, ao lado de amigos na Câmara de Vereadores de Maceió

Representatividade com homenagem. A vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, recebeu a Comenda Élcio de Gusmão Verçoza durante audiência pública da Câmara dos Vereadores de Maceió dedicada às mulheres. A homenagem foi realizada na segunda-feira (14), proposta pela vereadora mais jovem da casa, Teca Nelma.

Emocionada, Eliane dedicou a comenda aos colegas da Ufal: “Se hoje eu recebi essa comenda, não foi sozinha, eu recebi representando vocês. É o trabalho de vocês que reflete nas nossas ações. É a força de vocês que nos dá força para enfrentar as adversidades que existem, de ordem pessoal, profissional ou que for, são vocês que estão conosco, segurando lado a lado e não nos deixam fraquejar em nenhum momento. Então, a todos vocês, minha gratidão eterna”.

O reitor da Ufal, que divide com Eliane a missão de gerir a maior instituição pública de ensino de Alagoas, destacou o orgulho de ter sua companheira homenageada. “A comenda leva um nome que tem uma simbologia muito forte. Élcio foi nosso professor da Ufal, um baluarte na defesa da educação de qualidade e formou tanta gente que hoje faz diferença no nosso Estado. A Eliane recebendo essa comenda representa simplesmente um grau de dedicação, de carinho, e de responsabilidade que ela tem no seu fazer, no dia a dia de educadora”, ressaltou Josealdo Tonholo.

Mulher, mãe, gestora, educadora e em tantas outras funções que exerce, Eliane foi só elogios dos seus pares. “Muito merecida a comenda! Eliane é um orgulho nosso! Sua dedicação à nossa Ufal e à educação de nosso Estado é espetacular! Uma pessoa humana e que está sempre pronta a ajudar, solucionar os percalços!”, disse o procurador Educacional Institucional, Deywid Melo.

“Nosso orgulho, de uma grande liderança, de uma grande mulher educadora”, reforçou o professor Ivamilson Barbalho. “Todas as homenagens pra você que representa a força das mulheres da Ufal”, completou a coordenadora da Ascom, Simoneide Araújo.

Além de Eliane, outras mulheres foram homenageadas na sessão da Câmara. “As mulheres devem estar dentro dos ambientes políticos, levando suas pautas e mostrando sua voz”, reforçou a deputada Tereza Nelma, que compôs a mesa da audiência pública.

Trajetória com um olhar mais humano

O currículo é vasto, Eliane é graduada em Ciências Biológicas, mestre em Biologia Animal e doutora em Oceanografia, pela Universidade Federal de Pernambuco. A vizinha de Estado veio contribuir com a expansão da Ufal e logo se tornou diretora acadêmica, em seguida diretora-geral e administrativa do Campus Arapiraca.

Atualmente a vice-reitora está à frente de um grande trabalho de combate à pandemia, coordenando a Unidade de Testagens de Sars-Cov2. Mas em todos os trabalhos que executou, é unanimidade dizer que além da profissional, se apresentava primeiro uma mulher acolhedora e carismática, humana e afetuosa. A soma de tudo está resumida numa placa que carrega símbolos, história e honraria.

“A comenda é um reconhecimento de toda uma trajetória, desde o trabalho em Arapiraca, desde quando recebi o título de Cidadã Arapiraquense, até as ações que a gente faz enquanto Universidade frente à covid. É o resultado de um trabalho em equipe tendo representatividade”, disse Eliane, e reforçou: “O professor Élcio foi um educador por excelência, um professor dos movimentos sociais, um lutador pela educação pública de qualidade. Então um membro da Universidade ser homenageado com uma comenda que leva o nome do professor Élcio é um ganho muito grande”.