Proford: avaliação para aprendizagem é tema de webinário

Evento é gratuito e será transmitido via Youtube

Por Jacqueline Freire - jornalista
15/03/2022 10h15 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h37

Nesta sexta-feira, 18,, a partir das 9h, acontece o webinário Rubricas e autorregulação:  tendências para uma avaliação como aprendizagem. O evento é uma realização do Programa de Formação Docente (Proford), vinculado à Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Alagoas. 

A palestra, que será proferida pela professora Valesca Brasil Irala, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), será transmitida ao vivo pelo Youtube e mediada pelo professor Gonzalo Abio, do Centro de Educação (Cedu) da Ufal. 

Tema bem debatido entre os docentes, a Avaliação em/por Rubricas trata de uma metodologia de avaliação da aprendizagem dos discentes fazendo-se valer do instrumento das rubricas. “É um instrumento que permite realizar a avaliação para a aprendizagem, numa perspectiva formativa, em que se busca o efetivo aprendizado discente”, afirma a professora Regina Ferreira, coordenadora do Proford. 

Ela explica que as Rubricas representam critérios bem definidos de avaliação, assim como níveis ou expectativas de desempenho que são disponibilizados aos estudantes antes da realização de uma determinada atividade. “Os níveis de desempenho auxiliam o estudante a compreender quais os objetivos de aprendizagem e até onde ele conseguiu chegar. Permite, assim, inclusive, uma autoavaliação discente”, diz. 

O webinário será aberto a todos os interessados. Haverá um formulário de avaliação, que permitirá o recebimento dos certificados.

Mais informações no telefone: (82) 3214-1674 (9h às 19h) ou por e-mail: proford@prograd.ufal.br