Professora da Ufal, Telma Toledo, recebe honraria da Câmara dos Deputados

Medalha Mietta Santiago, na categoria Prata, será entregue pelo importante trabalho de combate à desnutrição infantil
Por Manuella Soares - jornalista
30/03/2022 13h54
Professora Telma Toledo, homenageada com medalha prata

Uma sessão solene da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira (30), homenageia uma professora da Ufal. Telma Maria de Menezes Toledo Florêncio recebe a Medalha Mietta Santiago, que premia iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres e é entregue no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Telma foi agraciada com a medalha Prata e um diploma de menção honrosa concedidos pela Secretaria da Mulher e pela Presidência da Câmara. “A homenagem que recebemos dos representantes do povo, na forma da Medalha Mietta Santiago, traduz o reconhecimento de toda nossa luta. O trabalho sempre foi solidário, por isso temos muito a agradecer. Nos sentimos muito motivados a continuar a luta e conclamarmos toda a sociedade a nos ajudar!”, ressaltou a pesquisadora.

O trabalho de Telma se destaca pela dedicação no combate à desnutrição, especialmente em comunidades de elevada vulnerabilidade social para melhorar a saúde de crianças carentes, visando à erradicação da desnutrição no estado de Alagoas. Em 20201 fundou a Nutrir, uma Associação de Combate à Desnutrição, que se consolida com a inauguração do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren). O Centro é reconhecido pela Unicef como unidade de referência no tratamento da desnutrição infantil.

“Recuperamos inúmeras crianças, capacitamos várias mães para obtenção de renda mínima, orientamos muitos alunos de graduação e pós-graduação, publicamos vários trabalhos científicos, fomos reconhecidos nacional e internacionalmente, fizemos parcerias públicas e privadas. Mas para chegar até aqui foram muitas, muitas horas de trabalho incansável, para vencer a burocracia do Estado e conseguir aprovar projeto para os mais pobres”, destacou, e reforça: “Entendemos que se todos fizermos um pouco, com certeza teremos muito menos crianças desnutridas!”.

Além do trabalho social, a professora já espalhou seus conhecimentos pelo mundo com a publicação de 41 artigos em periódicos científicos do Brasil e do exterior, incluindo o British Journal of Nutrition, o European Journal of Clinical Nutrition e o Pediatric Research.

A Medalha Mietta Santiago entregue a Telma em sessão solene com a participação do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira; da coordenadora da bancada feminina, deputada Celina Leão; da procuradora da Mulher da Câmara, deputada Tereza Nelma; e da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Elcione Barbalho.

Sobre a honraria

A medalha leva o nome de Mietta Santiago, pseudônimo usado por Maria Ernestina Carneiro Santiago Manso Pereira. Nascida em Varginha (MG), ela questionou, por meio de um mandado de segurança em 1928, a proibição do voto feminino no Brasil, afirmando que isso violava a Constituição vigente, que não vetava esse voto. Conseguiu, assim, o direito de votar e de concorrer ao cargo de deputada federal.

São cinco medalhas entregues: duas platinas, para pessoas, instituição ou entidade, campanha, programa ou movimento de cunho social, civil ou militar, nacional ou estrangeiro; uma medalha ouro, para mulher com atuação nacionalmente relevante; uma medalha prata, para mulher com atuação relevante de abrangência estadual; e uma medalha bronze, para mulheres com atuação relevante de abrangência municipal.

Todos os deputados e deputadas podem apresentar indicações com um relato sintetizado das ações desenvolvidas para passar por análise técnica da Consultoria Legislativa da Câmara. Só então as indicações admitidas são submetidas a processo de votação, por maioria simples, com a participação apenas das integrantes da bancada feminina.

Homenageadas

As cinco mulheres homenageadas foram escolhidas pela bancada feminina da Câmara de Deputados em 2019, mas por causa da pandemia de covid-19 a entrega foi adiada. As medalhas de Platina serão concedidas à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, à jurista e ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciana Lóssio.

Já a medalha Bronze vai ser entregue à diretora-presidente da Universidade de Santa Cecília (Santos/SP), Lúcia Maria Teixeira. A professora Telma Tolêdo, da Ufal, vai ser homenageada com a Prata, e a senadora, publicitária e psicóloga Mara Cristina Gabrilli vai receber a medalha Ouro.