HU adquire lousas digitais para modernizar atividades de ensino e capacitação

Novos equipamentos foram instalados em auditórios, salas de aula e laboratórios

Por Thâmara Gonzaga - jornalista
07/03/2022 11h19 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h37

Modernizar para melhor servir. A gestão do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vem trabalhando na aquisição de novos equipamentos para otimizar os serviços na unidade. Com recursos próprios, por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa, foram adquiridas cinco lousas digitais, já instaladas na última quinta-feira (3).

“Os novos equipamentos estão instalados em ambientes de ensino do HU: auditórios, salas de aula e laboratórios. Nesses espaços ocorrem atividades com alunos da graduação, residência, extensão e pesquisa, além de serem utilizados pelos servidores do hospital para ações de formação”, informa o chefe da Unidade de Telessaúde, professor Guilmer Brito. Ele adianta que serão realizadas capacitações entre os profissionais do HU que desejem utilizar o equipamento.

Entre os diversos potenciais de uso, a nova ferramenta permite uma maior interatividade entre o apresentador e o público, contribuindo para aumentar o dinamismo nas atividades de ensino e capacitações. “A lousa digital é um recurso multimídia interativo, versátil e de fácil utilização. Com elas, as aulas podem se tornar mais dinâmicas, participativas e produtivas, favorecendo a aprendizagem colaborativa em sala de aula”, afirma o chefe da Unidade de Telessaúde. O professor ainda destaca que “a interatividade, ao invés da passividade do aluno diante de aulas teóricas, é o caminho indicado para tornar os espaços acadêmicos do HU mais produtivo”.

Brito também ressalta que “a lousa digital vai incrementar o trabalho do professor, uma vez que ele contará com um recurso de ensino dinâmico, interativo e com várias possibilidades de exploração dos conteúdos didáticos”. Ao enumerar as vantagens, ele cita que “a ferramenta traz todos os recursos do computador, internet, áudio e vídeo, para um quadro branco”. E continua: “Com ela é possível fazer anotações escritas, operar qualquer software que esteja em funcionamento, apresentar e editar imagens, mostrar vídeos, navegar na internet e muito mais”.