EAD da Ufal se torna referência para outras universidades no Nordeste

Na última semana o setor recebeu a visita do secretário-geral da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital da UFPE
Por Ascom Ufal
23/03/2022 11h17 - Atualizado em 23/03/2022 às 15h25

O professor José Alberto Miranda Poza, secretário-geral da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital da Universidade Federal de Pernambuco (Spread/UFPE), realizou uma visita técnica, dia 17 de março, na Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas. O professor Poza tem feito frequentes visitas técnicas pelas universidades federais do Nordeste com a finalidade de trocar experiências e discutir parcerias institucionais para o desenvolvimento de projetos ligados à EaD no ensino superior no Brasil.

Na ocasião, com a presença do coordenador da Cied e também coordenador-geral da UAB na Ufal, professor Fernando Pimentel, e outros gestores, foi realizada uma apresentação da equipe e dos serviços oferecidos pela Coordenadoria. Pimentel apresentou o histórico da educação a distância na Ufal, as instalações, a estrutura organizacional, os cursos e falou das principais demandas e dos projetos. Em seguida, os servidores dos núcleos de Projetos e Fomentos (NPFO), de Produção de Materiais e Formação (NPMF), de Acompanhamento de Polos e Cursos (NAPC) e de Tutoria e Acompanhamento Discente (NTAD) apresentaram as suas atividades e como cada um é peça fundamental para que as engrenagens desse sistema funcionem de maneira eficiente e eficaz.

A vice-coordenadora da Cied, Camila Silva, explicou que a solicitação do professor José Alberto para visitar as instalações da Ufal e conhecer como a equipe da Cied opera a Educação a Distância foi recebida com muito entusiasmo. “A visita traduziu o reconhecimento dos nossos serviços prestados à sociedade em um âmbito nacional”, disse.

Segundo o professor José Alberto, a visita à Cied resultou numa grande experiência face ao desenvolvimento da EAD na UFPE. “As apresentações das equipes da Cied mostraram o compromisso com a EAD por parte da Ufal. Ficam em pauta para próximos encontros, a participação em evento sobre troca de experiências em EAD no contexto do Nordeste e ainda parcerias Ufal e UFPE na elaboração de normativas que regulamentem a carga horária a distância dos currículos presenciais visando à integração dos estudantes e à qualidade do ensino”, afirmou.

“Esperamos uma visita às instalações da UFPE da equipe Cied para fortalecer os laços e a parceria no setor. Agradeço a disponibilidade de todos os membros da equipe na pessoa do coordenador, professor Fernando Pimentel. A EAD deve ser uma modalidade que, já no presente, mas sobretudo, no futuro, abrirá caminhos de democratização e de qualidade no ensino superior no Brasil e no mundo”, revelou.

O professor Amauri Barros, pró-reitor de Graduação, esteve presente na reunião, acolhendo o visitante em nome da gestão da Ufal e reafirmou como a EAD tem seu espaço valorizado na história da Ufal. “Particularmente sou um entusiasta da EAD, participando diretamente, desde 2008, dos cursos e ações. A visita do professor Alberto estreita ainda mais nossas articulações com a UFPE, na busca da institucionalização da modalidade. A gestão tem plena confiança na equipe da Cied, como também de todos os coordenadores, professores e tutores que atuam no curso. Chegamos aos rincões mais distantes de Alagoas com a EAD, quando nossos cursos presenciais ainda não chegam”, afirmou Barros.

Estiveram ainda no encontro, a coordenadora adjunta da UAB da Ufal, professora Maria Aparecida Pereira Viana, a secretária administrativa da Cied, Amanda Rocha e Silva, e as equipes de Núcleo de Acompanhamento de Polos e Cursos (NAPC), Núcleo de Tutoria e Acompanhamento de Discentes (NTAD), Núcleo de Projetos e Fomentos (NPFO) e Núcleo de Produção de Materiais e Formação (NPMF).

A Cied

A Cied é um órgão de apoio acadêmico vinculado à Reitoria da Universidade Federal de Alagoas, que coordena os planos de ações de Educação a Distância da Ufal. A Universidade Federal de Alagoas foi pioneira no Estado no oferecimento de cursos de graduação a distância. Em 1996, visando à formação dos professores da rede pública que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, criou o curso de licenciatura em Pedagogia, que foi também o primeiro curso de graduação a distância a ser reconhecido pelo MEC em Alagoas.