Famed disponibiliza e-book sobre mestrado profissional em ensino na Saúde

Publicação tem selo da Edufal e pode ser acessada gratuitamente
Por Ascom Ufal
18/02/2022 09h52 - Atualizado em 18/02/2022 às 11h19

O livro Contribuições do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde para a Integração, Ensino, Serviço e Comunidade já está disponível no site da Faculdade de Medicina (Famed). Publicada pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), a versão impressa foi lançada em 29 de julho de 2021, em comemoração ao aniversário de 70 anos da Famed, e, agora, está sendo lançada no formato e-book.

“Inicialmente, a ideia de elaboração do livro surgiu a partir da pesquisa de conclusão do curso da agora mestraGrazielle Rodrigues, que contou com minha orientação. A obra tem como objetivo divulgar a produção das pesquisas realizadas no Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Famed Ufal, envolvendo docentes, mestrandos, egressos e profissionais de saúde”, explicou a docente Josineide Sampaio, uma das organizadoras da publicação.

Ela acrescenta que as contribuições apresentadas buscam “o desenvolvimento de competências para o trabalho no SUS [Sistema Único de Saúde], com grande potencial de indução de mudanças curriculares rumo a um processo formativo orientado às necessidades de saúde da população e à responsabilidade social das escolas da área da saúde”.

Homenagem

O livro lançado pela comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina também representa a saudade da professora e ex-diretora da Famed, Iasmin Duarte. A docente, uma das principais incentivadoras do mestrado, faleceu por complicações de covid-19 no ano de 2020.

“A produção deste livro teve o incentivo e o apoio da professora Iasmim Duarte, diretora da Famed à época, que escreveu o prefácio e estava muito entusiasmada com a obra e por inserir seu lançamento nas festividades de aniversário dos 70 anos da Faculdade”, recordou Josineide.

Referência em pediatria, Iasmin Duarte era professora da Faculdade de Medicina. Especializou-se em Fisiologia e em Pediatria, atuando, principalmente, em crescimento, estado nutricional e puericultura. Também era doutora em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco.

No livro, a atual diretora Alessandra Leite assina uma homenagem para a antecessora. Ela destacou o “carinho, a firmeza, a gentileza e o amor” da professora Iasmin e afirma que “nenhuma dificuldade a impedia de alcançar os objetivos almejados”. E destaca: “Se um dia eu tivesse que definir a professora Iasmin o faria com uma só palavra: generosidade, pois sempre acolhia, ouvia e, verdadeiramente, se empenhava em ajudar a todos que a procurassem, tal qual uma mãe”.

Ainda na homenagem, Alessandra recorda que “o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde deteve grande apoio da professora Iasmim e que tem integrado ensino, serviço e comunidade em favor de uma formação profissional de alta qualidade”. E ressalta: “Nessa proposta, percebemos mais um traço dessa comprometida médica, professora, pesquisadora e gestora”.