Fanut promove curso Cuidado de Pessoas com Obesidade

Atividade é voltada para profissionais de nível superior da área da saúde com vínculo empregatício formal na rede de Atenção Primária do SUS
Por Paulo Canuto, estudante de jornalismo
23/02/2022 09h53 - Atualizado em 23/02/2022 às 11h45

A Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para o curso Atualização Profissional para o Cuidado de Pessoas com Obesidade na Atenção Primária. As inscrições já começaram e vão até esta sexta-feira (25). São 120 vagas, com carga horária de 180 horas, duração de seis meses e totalmente na modalidade EAD e mediado por tutoria, com início já no dia 7 de março. 

Para se inscrever no processo seletivo é preciso acessar o link, preencher a ficha de inscrição e anexar cópia do RG, CPF, comprovante de residência, diploma de graduação, documento que comprove vínculo empregatício e carta de intenção.  

O curso é voltado para profissionais de nível superior da área da saúde com vínculo empregatício formal na rede de Atenção Primária do SUS de qualquer município do estado de Alagoas. Preferencialmente que atuem em equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Primária. 

A ideia do curso é ampliar os conhecimentos de profissionais de saúde, promovendo esta qualificação, construindo assim, estratégias mais efetivas e inovadoras para o cuidado de pessoas com sobrepeso e obesidade, considerando as diferentes etapas do ciclo da vida, “Esse curso visa também promover a discussão entre esses profissionais sobre estratégias para enfrentamento da obesidade na atenção primária no Estado de Alagoas, colocando a discussão da obesidade como tema central de preocupações com a saúde da população brasileira em todos os ciclos de vida” explicou Thatiana Fávaro, professora da Fanut. 

O curso é concebido no âmbito do projeto Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do sus: processos formativos como estratégia para aprimorar a organização da atenção nutricional em Alagoas – Infoco-SUS, decorrente da chamada nº 28/2019 CNPQ/MS/SAPS/DPROS/CGAN - que trata do enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS. Esse curso surge de uma demanda do Ministério da Saúde (MS) por meio da Coordenação Nacional de Nutrição. 

“Nós da Faculdade de Nutrição junto com a Ufal e o Ministério da Saúde viemos, ao longo dos últimos anos, denunciando as altas prevalências de obesidade em todas as faixas de idade, desde crianças até os idosos. A obesidade precisa ser tratada como um problema de saúde pública e as pessoas com obesidade precisam e têm o direito a todo cuidado dentro da atenção primária à saúde. Precisamos tirar o estigma de que a obesidade é culpa única e exclusivamente das pessoas com obesidade, porque isso não é verdade, ela tem diversas causas e muitas delas estão relacionadas a fatores ambientais e que ultrapassam o controle exclusivo do indivíduo e é isso que o curso vai ofertar para esses profissionais”, finalizou a professora, que também faz parte da Coordenação-geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), vinculada à Secretária de Atenção Primária do Ministério da Saúde.