Coordenadoria de Educação a Distância da Ufal tem novo gestor

Fernando Pimentel, docente do Cedu, retorna às atividades de gestão da Cied
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
10/02/2022 09h30 - Atualizado em 10/02/2022 às 09h51

O professor Fernando Pimentel é o novo gestor da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e da coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Ufal. Vinculado ao Centro de Educação (Cedu), o docente tem expressiva atuação nas áreas de docência do ensino superior, tecnologias em educação e ensino on-line. A posse foi na última quinta-feira (3), no gabinete do reitor Josealdo Tonholo.

Pimentel tem no currículo importantes contribuições ao processo de crescimento do ensino a distância na Universidade. De 2010 a 2011, na gestão das professoras Anamelea Pinto (in memoriam) e Cleide Jane Costa, ele conta que colaborou com os aspectos formativos de professores e tutores. Já no período de dezembro de 2011 a janeiro de 2016, atuou como vice-coordenador da Cied e coordenador adjunto da UAB, na gestão do professor Luís Paulo Mercado.

“Será um retorno às atividades de gestão da EAD [educação a distância], já que essa não é a primeira vez que atuo na Cied. Retornar, em uma outra conjuntura, com outra realidade, será uma oportunidade de reconhecer o que já foi realizado nos últimos anos, analisando quais passos poderão ser dados, e na perspectiva de colaborar para que a educação a distância encontre o seu espaço na identidade da Ufal”, diz.

Conhecendo bem a estrutura da coordenação e considerando os contextos nacional e também local, o novo coordenador reconhece que são muitos os desafios.  “Nosso Estado ainda precisa de muito investimento em educação, em tecnologia, em infraestrutura… A pandemia nos deu o retrato de como ainda temos muito o que avançar, inclusive, na formação efetiva e de qualidade para que os professores possam usar as tecnologias digitais, sem desmerecer as outras tecnologias”, analisa. E ressalta: “Mas não estamos sozinhos. Uma equipe muito competente está conosco na Cied, e seguimos de mãos dadas com toda a gestão da Ufal e demais unidades acadêmicas”.

Continuidade e expansão

Ao citar as prioridades para a Cied neste momento, o coordenador argumenta que os últimos dois anos foram de grandes desafios “por conta da pandemia, como também pela falta de infraestrutura e da ausência de uma política nacional de valorização da educação”. Ele destaca que, quando se fala de prioridades, “é preciso ter em mente a situação que ainda estamos vivenciando, quando temos que buscar alternativas viáveis para os desafios atuais”.

Segundo o docente, as palavras “continuidade e expansão” podem sintetizar as prioridades. Ele afirma que vai continuar o “grande trabalho” realizado pelo professor José Geraldo (ex-coordenador da Cied), junto com a professora Aparecida Viana (coordenadora adjunta da UAB), o servidor Sócrates Aragão (vice-coordenador da Cied) e todos os servidores que fazem a Coordenadoria, bem como todas as unidades acadêmicas e polos EAD em Alagoas.

E assegura: “Para além da continuidade, queremos expandir nossas ações, sempre em busca da institucionalização da EAD na Ufal, estreitando ainda mais a parceira com o Ifal [Instituto Federal de Alagoas] e a Uncisal [Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas], que também fazem parte da UAB, realizando parcerias com o Sistema S, com as prefeituras, com as entidades para o desenvolvimento da educação”.

Edital aberto

Já a postos na nova função, o gestor da Cied reforça o chamado para que os coordenadores de curso da Ufal fiquem atentos ao edital 9/2022, publicado pela Capes na última segunda-feira (7), e que se refere à articulação de cursos superiores na modalidade EAD no âmbito da UAB.

“A Cied já estava se organizando e realizando reuniões com os coordenadores de cursos, para o atendimento dessa chamada. Queremos fazer uma proposta sólida de cursos de graduação e especialização lato sensu”, ressalta. E explica: “Será a partir dessa chamada que realizaremos novos vestibulares. Alguns cursos já estão sendo articulados, inclusive com o Campus Delmiro Gouveia, e esperamos, nos próximos dias, construir uma proposta que atenda às necessidades da população alagoana”.

Ele afirma que o empenho será para, na medida do possível, “ir além das ofertas vinculadas a UAB” e, para isso, Pimentel destaca: “a EAD na Ufal tem competência e expertise para avançar”.

Sobre a Cied e o pioneirismo da Ufal

Órgão de apoio acadêmico da Reitoria, a Cied coordena os planos de ações de educação a distância na Universidade Federal de Alagoas.

Em Alagoas, a Ufal é a pioneira na oferta de curso de graduação a distância. Em 1996, visando à formação dos professores da rede pública que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, criou o curso de licenciatura em Pedagogia, que foi também o primeiro curso de graduação a distância a ser reconhecido pelo Ministério da Educação no Estado.