Arquivo Público faz primeira edição do Chá de Memória de 2022

Evento terá participação das professoras Adriana Capretz, Adriana Guimarães e Ana Dayse Dorea
Por Jacqueline Freire - jornalista
21/02/2022 09h39

Praticando a Educação Patrimonial em sala de aula. Esse é o tema da primeira edição do Chá de Memória 2022. Uma iniciativa do Governo do Estado de Alagoas em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para discutir temas voltados à história da sociedade e que visa a dinamização do Arquivo e sua integração com os alagoanos. 

Nesta 41ª edição, que acontece nesta terça-feira (22) na sede do Arquivo Público, às 19h, terá a participação das professoras Adriana Capretz e Adriana Guimarães, membros do Tatipirun Atelier de Educação Patrimonial Relu Ufal e da professora Ana Dayse Dorea, reitora honorária da Ufal e hoje presidente da Academia Alagoana de Educação. 

A professora Ana Dayse fala da importância de se ter educação patrimonial na escola: “A temática está ligada ao binômio educação e cultura. É preciso ensinar para os estudantes, desde a educação infantil até jovens e adultos a cuidarem do patrimônio, tanto material – a própria escola, mas também imaterial, que são todos aqueles conhecimentos que a criança leva no seu estilo de vida”, afirma. 

Segundo ela, é preciso que a escola oriente esse cuidado, pois é uma riqueza cultural. “Vai desde o bairro que a criança mora até os conteúdos de arte e cultura. Por exemplo, numa escola do Pontal, qual a criança que mora no bairro que não conhece o Filé, ou a Chegança, um dos nossos folguedos mais antigos? Uma criança indígena, quilombola... ter educação patrimonial é uma riqueza”, completa. 

Professores, educadores e interessados em aprender um pouco sobre patrimônio, manifestações culturais e sala de aula, podem participar de forma presencial ou acompanhar nas redes sociais do Arquivo.

Serviço:
41º Chá de Memória
Tema: Praticando a Educação Patrimonial na Sala de Aula
Quando: 22/02/2022 às 19h
Onde: Rua Sá e Albuquerque, S/N - Jaraguá