Ufal é premiada em Encontro Nacional de Ciência da Informação

Evento reuniu pesquisadores de todo país para discutir o papel da ciência em tempos de desinformação
Por Izadora García - relações públicas
01/12/2022 16h12 - Atualizado em 01/12/2022 às 17h54

Dois mestrandos e um professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apresentaram trabalhos que foram premiados na 22ª edição do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Enancib). O evento reuniu pesquisadores de todo país para discutir o papel da ciência em tempos de desinformação.

Segundo o professor Edivânio Duarte, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Ufal, em duas participações no evento, o PPGCI já obteve seis premiações de melhores trabalhos, o que atesta a qualidade da formação e o comprometimento dos que fazem parte do mestrado.

“Orgulha-nos muito dizer que com a nossa participação, em apenas duas edições do evento após a implantação do PPGCI, já obtivemos seis trabalhos premiados, três em cada edição”, explicou.

O professor Willian Melo, do curso de Biblioteconomia e do PPGCI da Ufal, teve seu trabalho completo, Bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq da área de ciência da informação: caracterização e análise de trajetórias dos agentes científicos, premiado em 1º lugar dentre os apresentados no GT de Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação.

“O trabalho é fruto da minha tese. Com esse reconhecimento, encerro um ciclo ao qual eu me dediquei nos últimos anos para iniciar próximos desafios. Fico feliz de representar a Universidade Federal de Alagoas, o curso de Biblioteconomia e o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação em um espaço que aglutina os maiores pesquisadores do país na área”, avaliou Willian.

A mestranda Adélia Félix conquistou o segundo lugar dentre os resumos do GT de Gestão da Informação e do Conhecimento com o trabalho Eventos institucionais como fontes de informação organizacional voltados para a geração do conhecimento, orientado pelo professor Andrew Finger da Faculdade de Administração e Economia (Feac).

“Na edição anterior, submeti um trabalho por incentivo do meu orientador. O resumo foi aprovado, mas fui impossibilitada de apresentar devido a uma cirurgia às vésperas do evento. Esse ano, me inscrevi como forma de superação e o resultado não poderia ter sido melhor:  fui premiada. Esse prêmio foi uma honraria não apenas para a minha vida acadêmica, mas também para a minha vida pessoal”, explicou Adélia.

Já Isaac Ferreira, mestrando e recém-aprovado no doutorado em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), teve o trabalho Política patrimonial em necrópola: informação, memória e cultura de  como segundo melhor resumo expandido do grupo que reúne estudos sobre museus e informação.

“Sou um aluno de uma ‘turma da pandemia’ e, por isso, tive poucos encontros presenciais com meus colegas e professores. Foi maravilhoso participar do Enancib porque pude ter contato com outros discentes e com pesquisadores que são referência no país e que, inclusive, usamos na nossa bibliografia. Além disso, foi gratificante ter um trabalho aprovado e premiado como o segundo melhor do GT Museu, Patrimônio e Informação, o que atesta que estamos no caminho certo e que nossos esforços estão sendo reconhecidos”, afirmou Isaac.

Organização e participação em eventos são estimuladas pelo Programa

De acordo com Edivânio Duarte, a participação em eventos como o Enancib é estimulada pelo PPGCI, já que possibilita o contato direto de discentes e docentes com as mais atualizadas produções científicas relativas à área.  “É um espaço privilegiado, uma vez que permite o contato com diversas atividades técnico-científicas como a apresentação de trabalhos, coordenação de sessões e a participação em fóruns, como os de pós-graduação, editores científicos, de discentes e de coordenadores de grupos de trabalho”.

Três professores do PPGCI ocupam espaços de destaque na organização do Enancib. Edivânio Duarte coorderna o GT de Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação, Ronaldo Araujo é coordenador adjunto do GT de  Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação, e Nelma Camêlo coordena o GT de Informação & Saúde.

“Gostaria de aproveitar para agradecer ao apoio do reitor, da Propep, do Ichca e parabenizar nossos discentes, docentes e egressos pelas conquistas nestes quatro anos de implementação do programa”, finalizou.