Prova do Enade cita texto de professora de Turismo da Unidade de Penedo da Ufal

O texto foi retirado do livro Turismo, Políticas e Desenvolvimento Humano, publicado em 2010
Por Lenilda Luna - jornalista
07/12/2022 14h14 - Atualizado em 07/12/2022 às 14h57

A comunidade acadêmica do curso de Turismo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na Unidade de Penedo, recebeu com muita satisfação a informação de que a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizada em 27 de novembro deste ano, citou um texto de um livro de Silvana Pirillo Ramos, que integra o corpo docente da graduação e pós-graduação da Unidade.

Silvana Pirillo é professora e pesquisadora na área de Planejamento Turístico, Patrimônio Cultural e Políticas Públicas. Ela coordena, desde 2010, o grupo Observatório Transdisciplinar de Pesquisas em Turismo e é Editora Científica da Revista Iberoamericana de Turismo (Ritur). O texto citado no Enade foi retirado do livro Turismo, Políticas e Desenvolvimento Humano, publicado em 2010.

O Enade 2022 teve participação obrigatória para os alunos concluintes dos seguintes cursos: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Psicologia, Serviço Social e Turismo. O exame faz parte do  Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é uma forma de avaliar a qualidade do curso por meio do desempenho dos concluintes das graduações.

Em todo o país, foram 598.116 estudantes concluintes inscritos no Enade 2022. “Foi imensa a satisfação em ter uma questão do Enade de Turismo 2022 construída com base na interpretação de um texto de minha autoria. Essa prova avalia a qualidade dos cursos de graduação, tendo por base as diretrizes curriculares nacionais. Ter um texto citado no Exame é um indicador de que meus textos estão sendo utilizados em sala de aula”, comemorou Silvana Pirillo.

Para a comunidade acadêmica do curso de Turismo da Ufal, essa é uma importante referência da qualidade do curso que estão fazendo. "Ter um conteúdo de minha autoria como questão da referida prova indica que minha produção acadêmica está sendo utilizada para compor referências básicas nos planos de ensino dos Cursos de Turismo do país. Trata-se de um reconhecimento de trabalho com um significado muito especial no que se refere ao meu papel de educadora atuante no curso de Turismo”, conclui a professora.