Professor da Ufal recebe honraria do MEC por atuação na área da Educação

Condecoração é destinada a personalidades que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento da educação brasileira
Por Janaina Pereira - Relações Públicas
20/12/2022 15h58 - Atualizado em 21/12/2022 às 07h59

O professor do Instituto de Computação (IC) da Ufal, Ig Igbert Bittencourt recebeu, na última sexta-feira (16), a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, uma honraria concedida pelo Ministério da Educação (MEC) às personalidades, nacionais ou estrangeiras, que se destacaram pelas suas contribuições à educação no país. 

A premiação aconteceu de forma presencial, em Brasília, e foi presidida pelo ministro da Educação, Victor Godoy. Outros ministros estiveram presentes. O processo de escolha dos condecorados acontece a partir da formação de uma lista de indicados, que segue pelo crivo pelo MEC, em seguida passa pela Casa Civil e, por fim, pela aprovação da Presidência da República. No caso do professor Bittencourt, a indicação foi feita pela Secretaria de Educação Básica do MEC, em razão da sua destacada atuação nessa área, inclusive em políticas e programas pelo Brasil. 

O professor atua na área de tecnologias para a educação, tendo fundado, em 2011, junto com Alan Pedro, outro professor do IC, o Núcleo de Excelências em Tecnologias Sociais (Nees), que trabalha com transformação digital na educação. Desde 2017 o núcleo atua em cooperação com o MEC, contribuindo com diferentes políticas, sendo a principal delas a Política Nacional das Aprendizagens, cujo objetivo é diminuir os impactos da crise educacional no país em razão da pandemia do Coronavírus. 

O fundador do Nees se mostrou grato pela homenagem. “Eu realmente fiquei muito feliz e muito honrado em ser reconhecido. Receber essa honraria representa que nós [Nees] estamos no rumo certo de contribuição para o país. Ela só amplia e renova as nossas energias e nossa doação pela educação brasileira”, enfatizou. 

Trajetória na Ufal 

Professor efetivo da Ufal desde 2008, o professor integra o quadro de docentes da graduação e da pós-graduação em Informática do IC; além da Rede Nacional de Ensino em Ciências da Matemática (Renoem), nos cursos de mestrado e doutorado. O docente reforça a importância da premiação que recebeu para a universidade. “Essa premiação coloca a Ufal como uma das instituições que produz pesquisa, inovação e também, impacto social para o país”, comemora. 

Outros prêmios fazem parte da trajetória profissional de Bittencourt: ele é o primeiro latino-americano a receber o prêmio do Institute of Electrical and Eletronic Engineers (IEEE), pelo desenvolvimento de produtos inovadores que enfrentam a problemática da educação. Além disso, ele é bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq – nível 1C. 

Recentemente Ig Ibert se tornou pesquisador visitante da renomada universidade de Harvard, nos Estados Unidos. “A intenção é ir para a escola de educação de Harvard, aumentar as redes de colaboração, aprender cada vez mais e, de alguma forma, trazer isso de volta ao Brasil para continuar trabalhando em prol da educação pública no país”, revela Ig. 

Nos Estados Unidos, ele terá a oportunidade de trabalhar com o venezuelano Fernando Reimers, diretor da Iniciativa de Inovação em Educação Global da Universidade de Harvard (Global Education Innovation Initiative). Reconhecido internacionalmente, Reimers desenvolveu um currículo para educação básica empregado em muitas escolas ao redor do mundo, levando em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.