Docente é premiado na Europa por pesquisas sobre rádio comunitária

Premiação internacional foi outorgada pela Universidad Autónoma de Barcelona
Por Ascom Ufal com informações da ASI
29/12/2022 10h54 - Atualizado em 06/01/2023 às 13h27

Ascom Ufal com informações da ASI

O professor Mac-Dawison Buarque Lins Costa recebeu o “Premi Extraordinari de Doctorat”  por sua trajetória no Programa de Doutorado Comunicació i Periodisme da Universitat Autònoma de Barcelona – UAB, Catalunha/Espanha, onde defendeu a tese intitulada O Direito à Radiodifusão Comunitária no Brasil, orientada pelo professor Marcial Murciano Martinez.

O título é conferido aos melhores trabalhos realizados em programas de doutorado na Europa, a partir da carreira acadêmica do autor e após sua indicação pelos conselhos e instâncias superiores daquela universidade estrangeira.

Pesquisador convidado e professor visitante na UAB (Espanha) Mac é professor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca/Ufal). Já o trabalho que lhe rendeu a honraria do Prêmio Extraordinário consiste no resultado da pesquisa sobre a radiodifusão no Brasil como fator de democratização no processo de socialização em locais de baixo poder aquisitivo, financiada pelo Programa de Becas de Alto Nível da União Européia para a América Latina (Alban-European Union).

A atuação do professor na Europa também culminou em outras honrarias científico-acadêmicas concedidas no decorrer da pesquisa: a menção de Sobresaliente Cum Laude, mais elevada distinção outorgada às teses doutorais na Espanha, também por seu trabalho O Direito à Radiodifusão Comunitária no Brasil; e a menção de Matrícula de Honor, concedida aos trabalhos de excelência desenvolvidos na Tese de Suficiência Investigativa e Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Jornalismo; juntos aol Diploma de Estudos Superiores Especializados (DESE) em Comunicação e Jornalismo; e ao Mestrado em Iniciação à Investigação em Políticas de Comunicação, todos da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).

Para o autor, o reconhecimento à pesquisa e aos trabalhos que essa originou se deve, especialmente, à direção e orientação do professor Marcial Murciano, catedrático do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências da Comunicação da UAB, Catalunha – Espanha,  a quem o professor Mac-Dawison enaltece a participação na construção do exitoso percurso acadêmico, atestado pelos resultados obtidos naquele país da Península Ibérica.

Os frutos da pesquisa

Realizada na área de Direito e Políticas de Comunicação e Cultura, a referida pesquisa foi dedicada ao estudo do ideal de democratização da comunicação e do fenômeno da radiodifusão comunitária na sociedade brasileira.

O resultado dessa investigação impulsionou o surgimento de outras frentes de atuação no continente latino americano, como: os estudos Audiovisual Universitário; e Direito à Radiodifusão no Brasil, os quais levaram à materialização de diversas ações na Ufal, criadas nos moldes daquela universidade europeia, tais como os projetos de extensão e de desenvolvimento institucional, RadCom Escola e Laboratório de Língua e Cultura Estrangeira (Lalce), ambos iniciados em 2010 na Unidade Educacional Penedo do Campus Arapiraca e que, ao longo dos anos, foram se expandindo para os demais campi da Ufal, formando o programa Sistema de Comunicação Universitário da Ufal.

O programa é dedicado às ações de extensão e pesquisa em matéria de Direito da Comunicação, Radiodifusão, Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) e Políticas da Comunicação, Arte e Cultura, além de estudos sobre Linguagem e Comunicação Internacional.

A atuação é em colaboração com o Laboratório de Prospectiva e Pesquisa em Comunicação, Cultura e Cooperação (Laprec/UAB), coordenado pelos professores Teresa Velàzquez e Ricardo Carniel; e sob orientação direta do Observatorio Iberoamericano da Comunicacão (OIC-UAB), dirigido pelo professor Marcial Murciano, que é responsável pelos avanços desse processo de cooperação entre as universidades.

Para ele, o prêmio recebido representa um ganho importantíssimo não só para o pesquisador agraciado, mas para todas as instituições que se dedicam à pesquisa em Políticas de Comunicação no Brasil, especialmente a Universidade Federal de Alagoas.

Além do desenvolvimento de projetos de criação de emissoras de radiodifusão e fomento aos meios de comunicação, o Sistema de Comunicação Universitário vem produzindo outras ações no âmbito da Ufal, como o Fórum de Direito e Políticas de Comunicação; o Aulão Internacional, realizado a cada semestre no curso de graduação em Relações Públicas, para tratar de temas como turismo internacional, megaeventos mundiais, pandemia e conflitos de guerras; e o No Fake Internacional, promovido a cada dois anos pelo Ichca em parceria com a Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) e a Assessoria de Intercâmbio Internacional (Asi), todos da Ufal.

Recentemente o No Fake teve suas ações exportadas para outros países, através de palestras e estudos em torno das notícias falsas, da pandemia de Covid-19 e das eleições gerais no Brasil. Foi o caso da conferência Comunicación, Desinformación y Polarización Política en Brasil, proferida pelo professor Mac-Dawison, que no momento está concluindo estância de pesquisa na área de radiotelevisão universitária, educativa e pública na Europa, tendo dentre seus objetos de estudo, as experiências da Rádio Ufal e da TV Ufal, além de outras ações fomentadas pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e pela comunidade acadêmica do Ichca, especialmente dos cursos de Comunicação e de Artes da Ufal.

O pesquisador premido

Líder da linha de pesquisa Processos Sociais Organizativos das Classes Populares, no Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Processos Organizativos da Sociedade, da Faculdade de Serviço Social (FSSO) da Ufal, o professor Mac-Dawison Buarque Lins Costa destaca que “a oportunidade de pesquisar no exterior abre horizontes para novas reflexões, a partir de experiências vividas em outros centros e das diferentes visões que acabamos tendo contato sobre o tema estudado ao redor do planeta”.

Além das atividades de pesquisa, o docente aproveita o período de trabalho em território estrangeiro para estreitar laços com outros departamentos, instituições universitárias e entidades científicas e culturais, colaborando para a participação da Ufal em missões voltadas para a diplomacia universitária, educacional e cultural mundo afora.

“A experiência adquirida fora do Brasil e a oportunidade de consolidar na Ufal aquilo que estudamos na Europa, nos ensina que, assim como na configuração da comunicação internacional e sua relação entre espaço local e global, o processo de internacionalização das universidades começa dentro de seus campi, no interior e na capital, a partir do intercâmbio entre unidades acadêmicas e da dinâmica de interiorização e expansão universitária”, conclui o professor Mac, que atualmente encontra-se à frente da Coordenação de Projetos Internacionais da Assessoria de Intercâmbio Internacional (Asi) da Ufal.

 

Para o professor José Niraldo de Farias, coordenador-geral da Asi/Ufal, o processo de internacionalização se inicia nas relações de intercâmbio e pode ir desde o processo de interiorização das universidades até a universalização do conhecimento em nível mundial.

“É preciso pensar internamente nossas ações e amadurecer as relações entre nossas unidades. Esse é o primeiro intercâmbio no processo de amadurecimento da internacionalização, pois uma universidade fortalecida em sua unidade interna tem a capacidade de ganhar o respeito tanto no território nacional, como no exterior”, disse o professor Niraldo Farias, ao parabenizar o colega pela conquista da premiação científica recebida no continente europeu.

O coordenador da Asi concluiu dizendo que “premiações como essa posicionam a Ufal no cenário mundial da pesquisa em Comunicação e confirmam a importância da cooperação internacional para o futuro das universidades”.

Por sua vez, o reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo, felicitou Mac afirmando que "em tempos contemporâneos, em que se vê uma radical alteração nas formas de se comunicar e se relacionar — seja pelas facilidades propiciadas pelas Tecnologias da Informação, seja pelas imposições que a pandemia nos impõe —, é imprescindível tentar entender a conjuntura acerca da comunicação e seus veículos”. Para ele, “o mundo fica cada vez mais acessível pelos meios virtuais, mas em paralelo com estas facilidades vêm as preocupações quanto à veracidade das informações, os interesses comerciais subliminares e a manipulação da informação para proveitos escusos.

Entender este cenário contemporâneo na integralidade passa por uma visão profunda da Comunicação e Semiótica. E o professor Mac-Dawison tem se destacado na aglutinação de pesquisadores e pensadores brasileiros e europeus nessa área do conhecimento, com resultados sempre relevantes”, concluiu o reitor.