Professor da Ufal apresenta resultados de projeto em parceria com TCE-SP

O trabalho envolveu inteligência artificial pra identificar sobrepreço e superfaturamento em contas públicas
Por Manuella Soares - jornalista
15/12/2022 09h03

O Laboratório de Estatística e Ciência de Dados (LED), do Instituto de Matemática (IM), representou a Ufal num projeto em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP). Os resultados foram apresentados, na última terça-feira (13), ao Tribunal de Contas do Estados de Sâo Paulo (TCE/SP), que encomendou o trabalho.

“Fomos convidados pela USP para participar do projeto, por conta de nossa cooperação e da experiência em projetos anteriores que envolvem notas fiscais eletrônicas com o MP-PB e a Sefaz-PI. No projeto com o TCE-SP, nosso trabalho envolveu o desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial e motores de busca para analisar compras  a partir das notas fiscais eletrônicas”, contou o professor Krerley Oliveira, coordenador do LED.

Professores e alunos do Laboratório da Ufal se envolveram no trabalho junto com pesquisadores da USP, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), além de técnicos do TCE-SP.

Com os resultados apresentados, o professor da Ufal avaliou: “Acredito que isso pode ajudar o TCE a aumentar a eficiência na fiscalização do uso dos recursos públicos de várias formas, por exemplo detectando sobrepreço. Isso melhora o gasto público e, consequentemente, pode aprimorar os serviços prestados pelos municípios à população”.

Sobre o convênio

O TCE-SP e a USP, por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) de São Carlos, firmaram convênio para o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial para o aprimoramento da fiscalização de recursos públicos desde o mês de agosto.

Com validade de 60 meses, o acordo formalizado não teve custos extras aos cofres públicos.
O intuito do convênio era, a partir da análise inteligente de grandes bases de dados de notas fiscais eletrônicas, identificar riscos – especialmente sobrepreço e superfaturamento – e detectar fraudes envolvendo compras entre empresas e o setor público.

O acordo de cooperação técnica teve também o objetivo de aprimorar o sistema de controle e gestão dos recursos, por meio de modelos avançados que identificam anomalias nas despesas públicas e apontam possíveis irregularidades em informações contábeis e na remuneração de servidores.

O projeto abrangeu, ainda, a produção de indicadores de eficácia escolar da rede municipal de ensino no Estado de São Paulo que permitirão a análise da situação da rede de ensino, bem como o desenvolvimento de parâmetros de avaliação e direcionamento mais eficiente de recursos humanos e materiais.