Pró-reitor da Ufal é eleito coordenador regional do Cograd da Andifes

Escolha dos novos integrantes aconteceu em Recife, entre os dias 15 e 17 de dezembro
Por janaina Pereira - Relações Públicas
26/12/2022 10h16 - Atualizado em 02/01/2023 às 09h49
Amauri Barros (no centro) assume como coordenador do Cograd Nordeste

Amauri Barros (no centro) assume como coordenador do Cograd Nordeste

A reunião do Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd), da Associação Nacional dos Dirigentes da Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), ocorreu entre os dias 15 a 17 de dezembro, em Recife, e terminou com a eleição de novos representantes regionais. A Universidade FEderal de Alagoas foi representada pelo pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, que foi eleito  para coordenar a regional Nordeste do Cograd no próximo ano, podendo ser reconduzido uma única vez. O coordenador de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-reitoria de Graduação da Ufal, Willamys Cristiano Soares, também esteve presente, além de pró-reitores de Graduação de outras 69 instituições federais de ensino superior (Ifes), ex-coordenadores do Cograd  e reitores das Ifes Nordestinas.

Além da escolha das novas coordenações regionais, o evento discutiu pautas relativas ao dia a dia das universidades, como, por exemplo, a implementação de políticas de ações afirmativas e do ensino mediado por tecnologias digitais.

O Cograd é o principal instrumento de apoio da Andifes no planejamento, na implementação e no acompanhamento das políticas acadêmicas na graduação das Ifes e foi instituído desde 2010.

Os membros do colégio se reúnem mensalmente, geralmente em Brasília, para a definição das pautas de trabalho, que iniciam nas Ifes. “Como representante da Ufal já estamos contribuindo com alguns estudos e ações para o conjunto de Ifes e, agora, vamos impulsionar essas ações, especialmente as relacionadas ao combate a evasão e à formação continuada de docentes em serviço”, explicou Barros, pró-reitor da Ufal.

A Diretoria do Cograd é composta pelos coordenadores nacionais e pelos coordenadores das cinco regionais e seus respectivos suplentes. Confira os novos membros eleitos do Cograd:

Coordenação nacional
Coordenador: Jerônimo Siqueira Tybusch (UFSM)
Vice-coordenador: Eduardo José Cezari (UFT)

Regional Nordeste
Coordenador: Amauri da Silva Barros (Ufal)
Vice-coordenadora: Viviane Gomes de Ceballos (UFCG)

Regional Norte
Coordenadora: Ednaceli Abreu Damasceno (UFAC)
Vice-coordenadora: Marilia de Nazaré de Oliveira Ferreira (UFPA)

Regional Centro-Oeste
Coordenador: Diego Madureira de Oliveira (UnB)
Vice-coordenador: Moisés Fernandes Lemos (UFCAT)

Regional Sudeste
Coordenadora: Cristiane Medina Finzi Quintao (UFSJ)
Vice-coordenador: Daniel Rodrigo Leiva (UFSCar)

Regional Sul
Coordenador: Jean-Marc Stéphane Lafay (UTFPR)
Vice-coordenadora: Dilceane Carraro (UFSC)