Militares de Alagoas apresentam propostas de parceria com a Ufal

Os militares foram recebido pelo reitor Josealdo Tonholo e pesquisadores da Universidade
Por Lenilda Luna - jornalista
14/12/2022 14h01 - Atualizado em 14/12/2022 às 14h10

Em reunião realizada no gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nesta terça-feira, 13, representantes da Academia de Polícia Militar de Alagoas foram recebidos pelo reitor Josealdo Tonholo e por uma equipe de pesquisadores para debater parcerias relacionadas a qualificação da corporação. 

Os policiais militares: capitão Fernando Maia, 1º tenente José Vitor de Araújo e o tenente-coronel Sérgio Henrique Lima dos Santos apresentaram ao reitor da Ufal quais são os cursos de formação oferecidos pela corporação e relataram as parcerias já realizadas entre a PM de Alagoas e a Universidade. 

Pela Ufal, participaram da conversa os professores Luciana Santana e Amaro Xavier, do Instituto de Ciências Sociais (ICS), o professor Eraldo Ferraz, diretor de Centro de Educação (Cedu), Fernando Pimentel, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). professor Gustavo Gomes, do Instituto de Educação Física (IEFE), e o professor Walter Matias, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep). 

Uma das solicitações dos militares é de que os cursos de qualificação realizados pela PM possam ser reconhecidos pela Universidade, garantindo titularidade acadêmica, e que, além das especializações, possa avançar para mestrados e doutorados. “Já oferecemos uma qualificação profissionalizante para os gestores da PM, mas também temos condições de colaborar com pesquisas na área de Segurança Pública que podem ter uma relevância científica”, propôs 1º tenente José Vitor de Araújo, da Academia de Polícia Militar. 

Os militares também trataram sobre o Curso de Formação de Oficiais Policiais-Militares (CFO/PM) que é reconhecido como equivalente a curso superior, conforme Parecer nº 400/82 do Conselho Federal de Educação, publicado no Diário Oficial da União nº 170, de 6 de setembro de 1982. “Solicitamos inclusive que a Ufal possa avaliar nossa titularidade, porque em outros estados o egresso do Curso de Formação de Oficiais recebe o título de bacharel em Segurança Pública”, destacou o tenente. 

O reitor Josealdo Tonholo manifestou o interesse da Ufal em fortalecer essas parcerias. “É o momento de nos reposicionarmos nesta transição de gestão federal e estadual. Estamos muito satisfeitos com essa conversa e por isso convidamos essa equipe de pesquisadores para já pensar em projetos estratégicos da corporação militar e da Ufal. Vamos avançar nessas propostas”, conclamou o reitor.