Comunidade participa de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional

A audiência pública aconteceu nesta quinta-feira (15) na Sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria
Por Lenilda Luna - jornalista
16/12/2022 12h28 - Atualizado em 16/12/2022 às 12h29

Representantes da comunidade universitária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram, nesta quinta-feira (15), na Sala dos Conselhos Superiores (Secs), da audiência pública de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do quinquênio 2019-2023.

 O reitor Josealdo Tonholo fez uma saudação aos participantes e destacou a importância de atualizar o PDI dentro das atuais condições de funcionamento da Universidade. “Esse é um processo de reformulação porque já se passaram quatro anos da aprovação do plano e a nossa realidade mudou bastante”, destacou o reitor. 

Além das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, principalmente no período mais grave que obrigou o distanciamento social, o reitor destacou outros fatores que influenciam na reformulação do PDI. “Nós temos vários cursos de pós-graduação que estão sendo submetidos e que precisam estar contemplados no plano”, explica Tonholo. 

Além das alterações necessárias, o reitor explica que há uma mudança no sistema de acompanhamento dos PDIs das Universidades. “Hoje a Andifes e o MEC estabeleceram a Plataforma ForPDI, para elaboração e gestão do Plano de Desenvolvimento Institucional, e precisamos adaptar nosso plano e a forma de acompanhamento para esse sistema”, ressalta o reitor. 

Na audiência pública, os representantes das pró-reitorias e unidades acadêmicas apresentaram as avaliações e propostas. “Vamos levar todas as proposições das mudanças do PDI para conhecimento da comunidade universitária. Devemos ter mais audiências e reuniões nas câmaras até que o documento revisado esteja pronto para ser aprovado no Consuni, após um processo de construção coletiva”, finaliza o reitor Josealdo Tonholo.