Servidores são empossados para o Campus A.C. Simões e Hospital Universitário

Além do HU, foram contemplados com novos técnicos-administrativos a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS)
Por Diana Monteiro - Jornalista
17/11/2022 11h01

A posse de três servidores técnicos-administrativos marcou a rotina de atividades no gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nesta quarta-feira (16). Solenidade de posse  sempre representa  um momento especial para a gestão da instituição, por ter definida como  uma das prioridades da  plataforma de trabalho em execução, ampliação e  otimização  da área de recursos humanos.

“Sejam bem-vindos, este é um momento de muita alegria e importante para a Ufal”, disse o reitor Josealdo Tonholo, ao receber e parabenizar os três novos técnicos-administrativos que exercerão suas atividades específicas no Campus A. C. Simões e Hospital Universitário (HU).

Além da vice-reitora Eliane Cavalcanti, a posse foi prestigiada pelos pró-reitores Wellington Pereira (Gestão de Pessoas), Amauri Barros (Graduação), Bruno Morais, diretor do Departamento de Administração de Pessoal (DAP) e o chefe de gabinete em exercício, professor Edson Bento, que desejaram às boas-vindas aos novos servidores.

“Sejam muito bem-vindos, a Ufal conta com a força de trabalho de vocês. Somos todos servidores desta instituição, a maior universidade pública do estado de Alagoas. Os desafios são grandes, mas estamos para servir a população alagoana”, enfatizou a vice-reitora.

O reitor  Josealdo Tonholo fez uma breve retrospectiva sobre a importância da Ufal para o povo alagoano, como universidade pública na formação de recursos humanos qualificados, mudanças  de vida e o seu compromisso com o desenvolvimento do estado. Por meio de seus quatro campi ( A.C.Simões, Ceca, Arapiraca e do Sertão), a Ufal está presente em oito municípios alagoanos.

“Mesmo com inúmeros desafios, devido ao corte de recursos, que reduziu drasticamente o orçamento, a instituição continua desempenhando suas atividades e comprometida com a boa qualificação profissional para o mercado de trabalho. Apesar do orçamento precário, o valor está nas pessoas”, destacou Tonholo, dirigindo-se aos novos servidores e reforçando a importância da área de recursos humanos em sua gestão.

Empossados

Foram empossados os servidores Diego Tenório (técnico de Tecnologia da Informação), para a Prograd; Michel Alves do Nascimento (técnico de Laboratório/Biotecnologia) para o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS); e José Francisco Rocha Silva (Arquiteto/Urbanista), lotado no Hospital Universitário (HU).

Empenho e dedicação foram destacados pelos empossados que junto com familiares comemoraram a conquista e a realização de um sonho: pertencer ao quadro de servidores da Ufal. Conquistas e vitórias sempre estão conectadas com histórias de vida e muitas delas com grandes desafios. É o caso do arquiteto e urbanista empossado José Francisco, oriundo do município de Arapiraca.

Filho de pai e mãe agricultores, ele tinha o sonho de fazer um curso superior. Na soma de força de trabalho junto à família, Francisco disse que foi agricultor e o pai, na luta pela sobrevivência, também exerce a profissão de pedreiro. “Trabalhei com meu pai também como servente de pedreiro. Ele sempre me estimulou a estudar e lutou comigo para que eu concretizasse o meu grande sonho, que só foi possível com a chegada da Ufal em Arapiraca, onde me graduei”. O Campus Arapiraca foi o primeiro criado em Alagoas no projeto de expansão das Instituições Federais de Ensino Superior.

“A minha conquista foi fruto de muito estudo, dedicação e apoio familiar recebido para aprovação no concurso. Sinto muito por meu pai não poder compartilhar este momento comigo. Ele está nesta tarde se submetendo a uma cirurgia cardíaca”, disse emocionado o novo servidor do HU, no momento acompanhado da esposa.